segunda-feira, 26 de abril de 2021

Secretária de Estado da Educação inaugura Escola 1º ciclo de Mogofores


Após o início do desconfinamento e o retomar das atividades letivas, a Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, visitou o concelho de Anadia, na passada sexta-feira, nomeadamente a Escola sede do Agrupamento de Escolas de Anadia e presidiu à cerimónia de inauguração da Escola do 1º Ciclo de Mogofores. A visita foi acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, pela Vereadora da Educação, pelo Diretor Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e pela Delegada Regional da Educação do Centro.
Durante a manhã, a responsável governamental percorreu as instalações do Agrupamento de Escolas de Anadia, onde pôde presenciar o processo de testagem aos alunos que estava a decorrer, tendo também tido a oportunidade de observar o cumprimento das regras de segurança implementadas naquele estabelecimento de ensino, no sentido de prevenir a propagação da Covid-19.

Esta foi a primeira vez que um membro do Governo visitou este equipamento escolar, desde a sua entrada em funcionamento. Desta forma, o momento ficou assinalado com o descerramento de uma placa alusiva à visita.

No período da parte da tarde, a Secretária de Estado da Educação inaugurou a renovada Escola do 1º Ciclo de Mogofores, na União de Freguesias de Arcos e Mogofores. Um investimento na ordem dos 800 mil euros, que tem comparticipação pelos Fundos Comunitários. O momento ficou registado com o descerramento de uma placa comemorativa.

O evento contou ainda com a presença da presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), do Diretor Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, dos vereadores do executivo municipal e do presidente da União de Freguesias de Arcos e Mogofores.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia sublinhou que este “é um dia de grande satisfação” para o Município, não só “por termos conseguido concretizar este objetivo com o respetivo financiamento”, mas “por vermos que os professores e os alunos têm hoje outras condições de trabalho e de conforto”.

Dirigiu algumas palavras de agradecimento à responsável governamental, dizendo que a sua visita “honra muito o Município”. “Depois de, durante a parte da manhã, ter visitado a escola sede do Agrupamento de Escolas de Anadia e agora esta do 1º ciclo, penso que ficou com uma ideia clara dos investimentos feitos no concelho de Anadia ao nível da educação. Para além do investimento físico há também a realçar o investimento humano e pedagógico, bem como nos projetos educativos que têm sido desenvolvidos nestes estabelecimentos de ensino”, afirmou ainda a autarca.

Maria Teresa Cardoso sublinhou o facto de, praticamente todas as escolas em funcionamento do 1º ciclo do concelho estarem intervencionadas, faltando apenas a Escola da Moita, cuja empreitada de requalificação foi aprovada há poucos dias. A terminar deixou ainda uma palavra de agradecimento à presidente da CCDRC pelo apoio que tem dado aos autarcas, no enquadramento dos fundos que lhes permitem realizar e valorizar estes investimentos, assim como uma palavra de apreço ao Centro Social de Mogofores que acolheu os alunos, durante o período de tempo em que este equipamento escolar esteve a ser intervencionado.

A Secretária de Estado da Educação encerrou a cerimónia, elogiando as condições existentes nestas novas instalações, dizendo que “é uma grande aposta na educação”. No final da inauguração os alunos entregaram uma pequena lembrança às entidades presentes.

De referir que a Escola de Mogofores retomou a sua atividade, no início do presente ano letivo, após um período de intervenção que visou dotar o edifício de melhores condições de conforto e de segurança, tornando-o, assim mais aprazível para as crianças e restante comunidade escolar.

A intervenção converteu o edifício existente a Sul e a área ocupada pelo campo de jogos, numa Escola Básica de 1º ciclo com três salas de aula, biblioteca, instalações sanitárias para alunos, professores e funcionários, gabinetes de reuniões, atendimento e trabalho, sala polivalente/refeitório e copa, assim como espaços de recreio exterior, coberto e descoberto, pavimentado e relvado. O complexo está dimensionado de modo a satisfazer as necessidades definidas na Carta Educativa do Concelho de Anadia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário