segunda-feira, 26 de abril de 2021

Geoparque Algarvensis: MINISTRA DA COESÃO TERRITORIAL E PRESIDENTES DOS MUNICÍPIOS DE SILVES, LOULÉ E ALBUFEIRA ENTREGARAM PRÉMIOS DO CONCURSO “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: DESAFIOS E SOLUÇÕES”

 A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve em visita ao concelho de Silves, no passado dia 23 de abril, onde, conjuntamente com os Presidentes das Câmaras Municipais de Silves, Loulé e Albufeira, participou na cerimónia de entrega dos prémios do concurso “Alterações climáticas: desafios e soluções”, nas categorias de texto literário e spot publicitário.

 


Através deste concurso, que integra o Programa GEA – Terra Mãe, organizado pelo Comité Português para o Programa Internacional de Geociências, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e o Fórum Português de Geoparques, os alunos dos vários níveis de ensino foram desafiados a apresentar possíveis soluções para a mitigação das alterações climáticas que possam afetar sobretudo o território onde vivem, e também para enfrentar os desafios globais que se colocam para a Humanidade.


Na cerimónia, Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves referiu que “a Educação é, e sempre será, um dos pilares fundamentais dos Geoparques, constituindo um eixo basilar no envolvimento da comunidade educativa e escolar, desafiando e envolvendo para uma maior consciencialização da riqueza patrimonial existente neste território quer ao nível material, quer a nível imaterial”, acrescentando que sendo “os Geoparques criados por pessoas e pelas pessoas, os alunos e professores presentes, e toda a comunidade escolar, são peças fundamentais para dar a conhecer o nosso Geoparque, a sua importância e todas as dinâmicas que se podem idealizar em torno deste território, desafiando todos os que tocam e que são tocados por esta terra a apresentar soluções positivas, criativas e até inovadoras que possam contribuir para enfrentar os desafios globais apresentados à Humanidade”.


Na sua intervenção, a Ministra da Coesão Territorial evidenciou a importância destes trabalho terem apresentado projetos, ideias e soluções exequíveis para a construção de um futuro melhor, referindo que “estes prémios são a melhor forma de envolvermos a comunidade na proteção da nossa história natural”. Concluiu com o lançamento de um repto, afirmando que “todos podemos ser políticos na aceção mais nobre deste conceito e, quando estes trabalhos foram feitos, os alunos foram políticos, porque defenderam e protegeram a sua terra com ideias e soluções”.

 

A cerimónia foi seguida de uma visita aos Municípios do aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.

 

CLASSIFICAÇÃO DO CONCURSO “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: DESAFIOS E SOLUÇÕES”

 

» Categoria II – texto literário (dirigido aos alunos do 2.º e 3.º ciclos)

 

1.º lugar

Trabalho: Alterações Climáticas no Algarve – Um Desafio a Superar”

Realizado por: 9 alunos do 6.º A da EB 2,3 João de Deus – de SB Messines (ano letivo 2019-2020)

Prémios: Voucher pacote familiar de uma Experiência no Centro de Ciência Viva do Algarve (Faro) e tablets para todos os participantes.

 

2.º lugar

Trabalho: “Algarve um deserto? Talvez não… está tudo na tua mão!”

Realizado por: 23 alunos do 6.º B da EB 2,3 Dr. António da Costa Contreiras –  de Armação de Pêra (ano letivo 2019-2020)

Prémio: Voucher pacote familiar de uma Experiência no Centro de Ciência Viva do Algarve (Faro)

 

3.º lugar

Trabalho: “Conhecer para saber (como) proteger: O Nosso bem mais precioso”

Realizado por: 6 alunos do 6.º B da EB 2,3 João de Deus – de S. Bartolomeu de Messines (ano letivo 2019-2020)

Prémio: Voucher pacote familiar de uma Experiência no Centro de Ciência Viva do Algarve (Faro)

 

» Categoria III – Spot publicitário (dirigido aos alunos do ensino secundário)

 

1.º lugar

Trabalho: MÃE ÁGUA - “Uma árvore, Um aluno”

Realizado por: 10 alunos do 2º ano Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária de Silves (ano letivo 2019-2020)

Prémios: Experiência no território Geoparque – Percurso Interpretativo guiado: À descoberta de geossítios do Geoparque Algarvensis Loulé- Silves- Albufeira e tablets para todos os participantes

 

2.º lugar

Trabalho: “Agricultura Biológica”

Realizado por: 9 alunos do 2º ano Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária de Silves (ano letivo 2019/2020).

Prémio: Experiência no território Geoparque – Percurso Interpretativo guiado: À descoberta de geossítios do Geoparque Algarvensis Loulé- Silves- Albufeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário