terça-feira, 4 de maio de 2021

Acesso ao Parque dos Bombeiros de Agadão foi requalificado

 Obra, realizada no âmbito do Orçamento Participativo, comportou um investimento de mais de 36 mil euros.

A Câmara Municipal de Águeda procedeu, no domingo, à entrega à comunidade das obras de reabilitação e requalificação urbana do acesso ao parque dos Bombeiros em Agadão. Trata-se de uma intervenção que resultou de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo (OP) de Águeda e que se traduziu na aplicação de calçada em todo o acesso bem como na criação de um muro de suporte ao longo de toda o extensão do parque, que comportou um investimento de 36.290,21 euros.

Há um tempo para apresentar propostas, um tempo para realizar as obras e outro para entregar a intervenção concluída à comunidade, segundo o modelo estipulado no âmbito do OP”, sublinhou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, apontando que as cerimónias simbólicas que assinalam a conclusão das obras estão a acontecer com alguma regularidade nas últimas semanas porque a situação pandémica não permitiu anteriormente a realização destas iniciativas.

O Edil lembra que, até ao momento, o Município de Águeda já realizou três edições do OP, cuja grande maioria das intervenções só agora foi possível concluir. “Esta grande maioria estava por concluir não por uma questão financeira, mas porque é difícil encontrar pessoas e empresas disponíveis para nos fazerem as obras”, sublinhou Jorge Almeida, acrescentando que este é um problema que está a acontecer em toda a região e país, com concursos públicos que não encontram qualquer empreiteiro interessado.

Ainda sobre o OP, Jorge Almeida frisa que a opção tomada pelo Executivo foi concluir todas as obras em curso do OP antes de abrir uma nova edição da iniciativa.

Sobre o acesso ao parque dos Bombeiros, em Agadão, o Presidente da Câmara de Águeda salientou o trabalho de parceria e proximidade com a União de Freguesias e com o empreiteiro responsável por esta obra. “Este projeto ficou muito melhor assim; foram provavelmente resolvidas todas as questões ligadas à proposta vencedora do OP, mas foram complementadas com outras que mudaram o aspeto e funcionalidade desta zona”, disse Jorge Almeida.

(Este projeto) está bem concluído e está aqui uma obra agradável”, afirmou Francisco Santos, comandante dos Bombeiros de Águeda, lembrando que o acesso era feito em terra batida “o que, com a entrada e saída de ambulâncias e carros, limitava um pouco o serviço”, para além de que “era difícil o estacionamento e (o acesso) estava condicionado”.

Vasco Oliveira, presidente da UF de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, frisou que esta intervenção, com o arranjo urbanístico junto à Igreja Matriz e à secção dos Bombeiros, num trabalho realizado em parceria com a Câmara de Águeda, “ficou bonita, agradável e versátil”, tendo corrigido um “lapso que aqui existia”.

É fácil colocar no papel os OP; o difícil é executá-los e nesse aspeto tenho de reconhecer o esforço enorme da Câmara Municipal para executar estes projetos, não só aqui em Agadão, mas no concelho”, sublinhou o autarca, frisando que “só assim é que se conseguem obras, em conjunto, todos juntos, dando as mãos naquilo que é preciso, (nomeadamente) para esta aldeia”.

Salientando que esta obra resolveu a questão relacionada com o acesso ao parque dos Bombeiros, Vasco Oliveira registou que há outras necessidades no quartel de Agadão e que “em breve”, a UF e a Câmara Municipal irão ajudar “para que (os bombeiros) tenham as melhores condições para trabalharem”.

O presidente da UF felicitou ainda a Câmara e os Bombeiros pela criação de uma EIP (Equipa de Intervenção Permanente) em Agadão, o que demonstra, de certa forma, um conceito descentralizador “e um olhar para o concelho como um todo, ajudando estas aldeias do interior”.

 

De olhos postos no futuro

Estamos aqui com o sentimento de missão cumprida”, declarou Jorge Almeida, no momento da entrega da obra realizada, frisando que esta é também a altura “de olharmos para o futuro” e que relativamente a Agadão, “algumas coisas têm vindo a acontecer”. Apesar das obras feitas e das melhorias implementadas, “quase todos olham para o que falta” e esquecem “o que se faz”.

O Presidente da Câmara de Águeda lembra a obra que está em curso na freguesia, executada pela AdRA. “Era uma vergonha que Agadão não tivesse água ao domicílio e vamos na terceira empreitada, já adjudicada, que vai permitir chegar ao Caselho e a Alcafaz, fazendo com que grande parte de Agadão fique completamente coberta”. O Edil avançou que após a conclusão destas obras, “há algumas ruas que irão ser requalificadas”, porque só poderiam ser reabilitadas depois do trabalho de colocação das linhas de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário