terça-feira, 4 de maio de 2021

Ansião e Mosteiros reforçaram laços de união


A Câmara Municipal de Ansião recebeu ontem, dia 3 de maio, a visita de uma comitiva da cidade de Mosteiros, na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, com a qual tem firmado um protocolo de geminação desde 2015.
Esta visita resultou em mais um passo de aproximação entre os dois povos lusófonos, com a assinatura de um protocolo de cooperação entre os dois municípios e a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETPSicó).

A comitiva, composta pelo Presidente da Câmara, Fábio Humberto da Rosa, pelo Secretário Municipal, Avelino Gomes, e pelo Técnico Superior Pedro Teixeira, foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, e pelos vereadores com pelouro atribuído.

Nesta receção destacou-se, pelo Presidente da Câmara de Ansião, a importância desta geminação pela ligação afetiva entre as duas comunidades, para o que contribui também a língua em comum, bem como as iniciativas que se têm levado a cabo para a sua consolidação, nomeadamente a construção de uma praça na cidade de Mosteiros com o nome de Ansião e, brevemente, a atribuição de um topónimo com o nome da cidade de Mosteiros na vila de Ansião.

Por sua vez, o Presidente de Mosteiros reconheceu o grande dinamismo desta geminação, tendo agradecido o apoio e a colaboração do Município de Ansião nesse âmbito.

Após esta cerimónia, a comitiva visitou as obras de regeneração da Av. Dr. Vítor Faveiro e a rua que brevemente receberá o nome da cidade cabo-verdiana.

O programa prosseguiu com uma visita à ETPSicó, onde foram recebidos pelo seu Diretor, Fernando Inácio Medeiros. Além da apresentação das diferentes valências deste estabelecimento de ensino, o momento ficou marcado pela assinatura do protocolo de cooperação que prevê um intercâmbio em termos de mobilidade e formação da comunidade educativa de Ansião e de Mosteiros, a iniciar no próximo ano letivo com a receção, pela ETPSicó, de alunos de Mosteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário