sexta-feira, 28 de maio de 2021

Ansião | Praça do Município acolhe Festa do Livro de 1 a 6 de junho


Junho em Ansião é sinónimo de Festa do Livro. Depois de uma edição de 2020 atípica, a Festa do Livro está de regresso ao seu formato e ao seu local habituais, contando também com algumas atividades online.
O arranque no dia 1 de junho será marcado pela abertura da XXIV Feira do Livro, na Praça do Município, local onde estará reservado também o espaço “Brincar na Praça”, destinado às crianças no dia que lhes é especialmente dedicado.

Algumas empresas do concelho voltarão a acolher, nos dias 1 e 2, a “Palavra Andante”, sessões de poesia dinamizadas pelo ator ansianense João Patrício e pelo músico Luís Travassos. Centrado na leitura e na escrita, o dia 2 promoverá nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico um “Encontro com a escritora Ana Isabel Marques”, momento que se repetirá no dia 4. Ainda na quarta-feira, dia 2, terá lugar o webinar “Leitura, educação e desenvolvimento emocional”, promovido conjuntamente pelo Município, pela Biblioteca Municipal, pelo Centro Local de Aprendizagem de Ansião da Universidade Aberta e pelo CLDS 4G. Esta última entidade e a Biblioteca Municipal dinamizarão ainda e também online uma sessão do projeto que têm em curso “Histórias do Sentir”, que consiste em oficinas sobre educação emocional.

A música preencherá o programa dos dias 3, 4 e 5, com, respetivamente, “Música para Crianças”, o espetáculo final do projeto “Crianças ao Palco” e um concerto com The Happy Mess, todos a ter lugar na Praça do Município.

No domingo dia 6 de junho, a atividade da manhã será direcionada para as crianças, com a peça de teatro infantil “Lagarta Sim, Lagarta Não”, pela Companhia de Teatro de Santo Tirso; as da tarde, aos mais criativos, com uma sessão de “Desenhar Ansião – Urban Sketch”, e aos amantes de livros, com a apresentação, no Auditório da Câmara Municipal, do livro Alma de Pelmá, da autoria de Filipe Antunes dos Santos.

“Montras de Letras”, “Somos Capa”, “Personagens de Plasticina” e a Exposição “O Enredo” compõem o programa da Festa de Livro, através da qual a autarquia pretende enaltecer e levar, das mais diversas formas, a beleza das palavras a todos quantos dela queiram desfrutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário