sexta-feira, 28 de maio de 2021

Geopalcos “Timetravel - Geopainting Soundsession” acontece em Silves a 29 de Maio

 No âmbito do Geoparque Algarvensis terá lugar no próximo dia 29 de maio, pelas 19h00, no miniauditório da zona ribeirinha da cidade de Silves, o evento Geopalcos “TimeTravel - GeoPainting SoundSession”. Esta iniciativa junta arte de rua - com o artista Bamby - e performance musical - com o DJ China - num final de tarde único e eletrizante. A entrada é livre. 


A zona ribeirinha será, assim, o cenário sonoro ideal para DJ China e o ambiente ideal para a criação artística de Bamby, que irá surpreender os presentes com a criação de uma pintura onde deixará transparecer a sua visão da natureza e do território GeoParque Algarvensis.

 

De referir que o Festival Geopalcos Arte.Ciência.Natureza prolonga-se até 12 de setembro e é um evento bianual que liga a arte, a ciência e a natureza com e para as pessoas, pensado a partir da colaboração e participação das populações e dinamizado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, através dos municípios. O projeto surgiu de uma candidatura intermunicipal, liderada pela AMAL, juntando os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que resultou no “Bezaranha - Programação Cultural em Rede”, programa que assegura parcialmente o financiamento do Geopalcos, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).

 

Os telefones 282 440 800 (ext. 2722) | 282 440 850 (ext. 2745) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

 

 

Sinopse TimeTravel - GeoPainting SoundSession

Street Art por Bamby & DJ Set by Dj China (PT).

 

Nas palavras de Bamby «Tempo…Tempo que passa e não volta atrás, fugaz como o vento…mas que em alguns casos o podemos tocar e sentir a história do tempo. Através dos fósseis podemos viajar ao passado. Testemunhos encontrados em camadas de solo que ao longo de milénios registam o passado como um relógio. Decidimos registar parte desse passado numa pintura com cores fortes e definidas, como camadas de solo geológicas atraindo jovens e não tão jovens para a riqueza diversificada do território algarvio.»

No miniauditório da zona ribeirinha da cidade de Silves, o cenário sonoro eletrizante do DJ China vai propiciar o ambiente ideal para a criação artística de Bamby. Este artista irá surpreender os presentes com a criação de uma pintura onde deixará transparecer a sua visão da natureza e do território GeoParque Algarvensis. A performance artística terá uma duração de 4 horas.

 

Sinopse Geopalcos

Geopalcos é um evento que se pretende bianual para ligar arte, ciência e natureza no território Geoparque e com as pessoas, pensado a partir da colaboração e participação das populações e do desafio a artistas e cientistas para pensar o (a partir do) território, é um lugar de criação, de pensamento, de inquietação e de deslumbramento.

Aqui queremos levar um amante da natureza a descobrir arte e ciência, um aficionado das artes a passear pela natureza e pelos caminhos do conhecimento, ou ainda um curioso a relacionar o seu conhecimento com as belezas naturais e criadas pelos seus vizinhos.

Entre 29 de maio a 12 de setembro de 2021 em 10 geossitios o público é convidado a participar nos diálogos entre tradição e criatividade/inovação, sendo convidado a deambular e a (re)descobrir as nossas gentes, gastronomia e território e, simultaneamente, a tomar parte das várias iniciativas: performances in site specific, instalações interativas; percursos-experiências e concertos sensoriais; exposições; cruzamentos disciplinares com artes manuais, criações teatrais com a comunidade, debates, oficinas com a comunidade escolar, entre tantas outras ofertas de pura beleza sensorial.

Este primeiro ano é muito especial porque, no âmbito de uma candidatura conjunta ao CRESC 2020, desafiámos os artistas residentes neste território a dialogar com os cientistas e com o seu olhar artístico e pensamento contemporâneo a criar a partir da nossa identidade geológica e cultural.

Um evento para toda a família fruir o espaço do geoparque mais a sudoeste da Europa!

 

Notas Biográficas:

Dj China (PT)

Djing desde 1988, o Dj China (PT) é uma das referências da Dance Scene em Portugal, tendo passado por alguns dos Clubes e eventos míticos que sempre elevaram o Clubbing do Algarve ao reconhecimento nacional e internacional. Com um House versátil e um Techno extremamente energético, passando pela Electrónica, Ambiente e Trip Hop, é a prova da sua dedicação à música eletrónica. Residente no Algarve, trabalha como DJ, Produtor e Promotor. Atualmente Dj China (PT) é o produtor e residente das Sunset Belize Boat Parties da Algarexperience e Full Moon Parties nas Pedras Amarelas em Albufeira. Dj China (PT) é CEO e fundador da Label 'Underground Party Society Records' e da produtora Up.Society Productions. Também conhecido sob o pseudónimo de Dj China, China, Soul Therapy, Spontanea, D Generation, Dennus Nagana, CTM.

 

Hélder José (Bamby)

Este artista de Silves nasceu em 1974 e é pintor desde tenra idade. Descobriu o graffiti em 1989 e nunca mais parou. Em 2005 abriu a empresa Style Spectrum, uma empresa multidisciplinar e um coletivo de artistas que aborda áreas desde a escultura em fibra de vidro, a aerografia, a serigrafia, o graffiti, entre outras expressões com muita cor e mistura.

 

 

» Toda a informação em https://geoparquealgarvensis.pt/agenda/calendario/item/759-timetravel-geopainting-soundsession

Nenhum comentário:

Postar um comentário