sexta-feira, 28 de maio de 2021

Dia Internacional dos Museus em Alvaiázere


No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Município de Alvaiázere, através do Museu Municipal, organizou entre os dias 17 e 26 de Maio um programa dirigido a diversos públicos.

No arranque das celebrações, e cumprindo as normas da DGS para controlo da disseminação da pandemia da Covid 19, realizou-se, no Centro Escolar de Alvaiázere, o atelier “guarda chuva com arte”; no decorrer da iniciativa, as crianças do ensino pré-escolar foram conduzidas a dar largas à imaginação e a reimaginar antigos chapéus-de-chuva.

Às 10h00, do dia 18, realizaram-se duas actividades: uma visita virtual à exposição permanente “Tempo, espaço e memória” (mostra de ofícios tradicionais da região) e uma aula de música, no auditório do Museu, aberta a toda a comunidade. Bruno Gomes, professor de acordeão e concertina, tocou e encantou os presentes.

Às 12h (do referido dia) era chegada a vez do atelier “Cozinha com chícharo”. Essa actividade (online), dinamizada pelos professores e alunos do Curso de cozinha da ETPSICÓ (Pólo de Alvaiázere), procurou dar a conhecer uma receita à base de chícharo - um dos ex-libris do concelho de Alvaiázere.

Nesse mesmo dia dinamizaram-se algumas visitas guiadas às exposições patentes no MMA, das quais se destacam as efectuadas aos utentes do CAO e do Lar Residencial, da Casa do Povo de Alvaiázere.

O Museu Municipal foi ainda “palco” da “abertura” de um novo espaço para a comunidade: o percurso sensorial. Localizado no exterior do Museu, o percurso

(integrado nos serviços educativos), foi pensado e construído com o intuito de provocar a estimulação sensorial dos utilizadores. Acessível a qualquer idade, com ou sem limitações físicas e psicológicas, este projecto inovador no concelho promove a descoberta, a iniciativa, a autonomia, o relaxamento e o movimento a quem o explora.

Durante as comemorações, o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere acolheu a exposição temporária de fotografia “A escola de outros tempos”. Esta iniciativa (uma colaboração entre o Clube das Artes do AEA e o MMA) procurou levar (através de fotografias e de objectos) o Museu à comunidade escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário