sexta-feira, 28 de maio de 2021

Docente da ESAC preside a Comissão Especializada da APRH

 O docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), José Manuel Gonçalves, foi eleito, em reunião do passado dia 7 de maio, presidente da Comissão Especializada de Água, Agricultura e Florestas (CEAAF) da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) para o biénio 2021-2022.

Tendo por objetivo “desenvolver iniciativas de forma autónoma, em colaboração com outras Comissões Especializadas ou com outras organizações, que promovam o aprofundamento, o intercâmbio e a transferência do conhecimento, para a sociedade interessada, relacionado com a utilização dos recursos hídricos no sector agrícola e florestal”, a CEAAF da APRH contempla no seu programa para o referido biénio várias atividades, nomeadamente a produção de documentos escritos sobre temas atuais, bem como a organização de eventos e concurso para jovens técnicos.

Segundo José Manuel Gonçalves “A CEAAF tem-se pautado pelo equilíbrio entre as grandes temáticas relacionadas com a água: conservação do solo, preservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável do regadio e da silvicultura”, pretendendo no futuro próximo “manter a grande dinâmica dos últimos anos, procurando a melhor representatividade territorial possível”.

De mencionar que o IPC-ESAC figura como Organismo de Investigação desta Comissão Especializada. A colaboração na organização do workshop “Água e as Florestas Plantadas”, ocorrido na Marinha Grande, em 11 outubro de 2019, através dos alunos da Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais, é um bom exemplo do envolvimento desta instituição na CEAAF.

Um comentário:

  1. Parabéns pela sua nomeação para Presidente da Comissão Especializada de Água, Agricultura e Florestas, fazendo votos dos maiores êxitos no desempenho dessas funções. Um abraço amigo do Luís Cabral

    ResponderExcluir