sexta-feira, 28 de maio de 2021

Campanha europeia ‘Protect Our Future Too’ alerta para impacto do aumento das temperaturas na saúde dos animais de companhia e tutores

 O ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam. No Dia Mundial do Ambiente, a campanha ‘Protect Our Future Too’, pretende aumentar a consciência sobre os riscos para os animais de companhia e para os seus tutores, causados pela alteração das estações do ano, especialmente no que toca ao aumento das temperaturas.

A previsão avançada pelo Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, relativa ao aumento das temperaturas no próximo verão, representa um risco para a saúde dos animais de companhia e, por consequência para a saúde de toda a família.

Embora os parasitas estejam ativos ao longo de todo o ano, com o aumento das temperaturas o risco de ameaça aumenta, tornando-se um perigo para o animal e, consequentemente para o Homem.

Esta é uma das preocupações da campanha de sensibilização #protectourfuturetoo, que pretende sensibilizar para uma desparasitação e vacinação regular, bem como visitas frequentes ao Médico Veterinário.

Esta iniciativa conta com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC) e da MSD Animal Health, e tem como embaixador o Nuno Markl, que se junta a esta causa com a consciência de que a prevenção é o caminho para proteger o ser-humano, mas também os nossos animais de companhia.

A campanha Protect Our Future Too considera que os animais de companhia, as pessoas e o ambiente fazem parte de um sistema fortemente ligado e que as questões como as zoonoses e as doenças infeciosas estão interrelacionadas com a procura pela saúde e bem-estar animal.

O aumento das temperaturas permite que os parasitas se espalhem mais rapidamente, criando novos riscos de doenças como a Babesiose, a Anaplasmose ou a Doença de Lyme.

A campanha "Protect Our Future Too" (#protectourfuturetoo) pretende sensibilizar a população para o impacto que a alteração das estações do ano tem sobre os animais de companhia e a relação entre animais de companhia e tutores. Como parte vital da sociedade, a MSD Animal Health acredita que é importante tomar medidas para proteger também o futuro dos animais de companhia. Esta iniciativa procura ajudar os Médicos Veterinários a educar e informar os tutores, a fim de criar consciência coletiva sobre a forma como podem ajudar a proteger os animais de companhia ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário