domingo, 9 de maio de 2021

Fikalab desafia ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a cidade de Coimbra


Estão abertas as candidaturas à primeira edição do Future City Challenge – Coimbra, uma competição que estimula o desenvolvimento de soluções que utilizem Internet of Things (IoT), promovida pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro de Ecologia Funcional e o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, a Escola Superior Agrária e o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra.

Os participantes serão desafiados a apresentar soluções inovadoras que permitam melhorar a vida dos habitantes da “cidade dos estudantes”.

As candidaturas devem ser enviadas até dia 31 de maio, através do preenchimento de um formulário no site. As 10 melhores ideias receberão um prémio de 250€ e serão convidadas a desenvolver um protótipo, que será, posteriormente, apresentado a um júri. A ideia que mais se destacar será conhecida a 23 de julho e receberá um prémio no valor de 5.000€.

“A Internet of Things tem um grande potencial de impacto e o Fikalab tem vindo a desenvolver soluções neste âmbito há vários anos. Esta iniciativa vem impulsionar o crescimento da sua utilização na cidade de Coimbra. Paralelamente, existe um grande talento português para o desenvolvimento de projetos tecnológicos e, tendo estas premissas como pontos de partida, o nosso objetivo com o concurso é, precisamente, desafiar a criar ideias inovadoras que possam ter um impacto positivo na cidade”, refere Bernardo Patrão, Diretor de Inovação da Critical Software.

Desde a monitorização de transportes, da qualidade de ar ou do ruído, são várias as áreas nas quais as soluções poderão focar-se. “Apenas a imaginação é o limite para construir cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis”, acrescenta.

Apoiadas com a mentoria da equipa do Fikalab, as equipas selecionadas vão desenvolver durante cerca de um mês os seus protótipos, tirando partido da The Things Network, uma rede sem fios de longo alcance LoRaWAN (Long-range Wide Area Network) com uma cobertura significativa em Coimbra e apropriada para projetos IoT.

“Estamos preparados para prestar todo o apoio aos participantes do concurso, com quem queremos, acima de tudo, partilhar a cultura de inovação do Fikalab e mostrar como as soluções tecnológicas que vão desenvolver podem trazer melhorias significativas à cidade”, remata Bernardo Patrão.

O Future City Challenge - Coimbra é uma iniciativa do laboratório de inovação Fikalab que reflete a cultura da Critical Software de incentivo ao desenvolvimento de projetos com impacto positivo na sociedade. A iniciativa foi também desenvolvida no âmbito do protocolo assinado pela Critical Software e a Câmara Municipal de Coimbra para a adesão da autarquia à rede The Things Network (TTN) e prevê várias ações de colaboração para ambas as partes, incluindo a instalação de uma gateway na Câmara Municipal.

Formulário para inscrição aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário