sexta-feira, 9 de julho de 2021

Covilhã | “PINTOR SOLITÁRIO” EXPÕE NA GALERIA ANTÓNIO LOPES

A Câmara Municipal da Covilhã tem patente, na Galeria António Lopes, a exposição de pintura “Pandemi[ARTE] em tempos de confinamento”, de José Duarte Saraiva.

“O pintor solitário de Manteigas”, assim apelidado pelo escritor Manuel da Silva Ramos, no prefácio da folha de sala que acompanha a exposição, é “um pintor da arte bruta. Duro, radical, exaustivo. Todos estes quadros feitos durante a pandemia mostram-nos um poderoso exacerbamento pictural e uma obsessiva exaltação da luz”.
José Duarte Saraiva nasceu, a 28 de outubro de 1945, em Manteigas, onde passou a infância e a juventude, tendo regressado à casa do Chafariz, sua residência atual, em 2004, depois de 36 anos a viver e a trabalhar em Lisboa. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, publicou 7 livros de poesia e prosa (diarística e de colaboração no “Notícias de Manteigas”) e, a partir de 1985, dedicou-se à pintura, como autodidata, tendo participado em inúmeras exposições individuais e coletivas. Nos últimos anos, não realizou exposições e quase não tem pintado, não havendo qualquer razão particular para esse abandono e desinteresse pela aventura artística, que lamenta sinceramente. Não desistiu ainda da retoma do desígnio neste domínio (pintura), aguardando um vento propício que o impulsione e mantendo o cavalete, as telas, os pincéis e as tintas a jeito para oportuna e súbita mobilização, que agora acontece em tempos de pandemia!

A exposição estará patente ao público até ao dia 29 de agosto de 2021, na Galeria António Lopes [Casa dos Magistrados, Rua Portas do Sol] podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, respeitando as normas de segurança da Direção Geral de Saúde para os espaços culturais.

Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário