segunda-feira, 12 de julho de 2021

João Dias presente no UEFA EURO 2020 de Futebol

João Dias participou no UEFA EURO 2020 de Futebol, integrado numa equipa de quatro preparadores físicos europeus (um belga, um português, um inglês e um espanhol), cuja equipa foi liderada pelo Coordenador dos Preparadores Físicos da UEFA, Werner Helsen (Bélgica).

Num contexto difícil de pandemia, e pelo facto desta competição se ter realizado em onze países, com viagens sucessivas, o processo de preparação individualizada e o processo de recuperação foram os principais focos nas metodologias aplicadas durante o mês de competição.

Face ao histórico de participações em fases finais de competições europeias, aliadas às constantes chamadas para ministrar cursos/seminários da UEFA nos últimos anos, demonstra-se um envolvimento e confiança cada vez maior do organismo máximo do Futebol Europeu, pelo trabalho que é desenvolvido por João Dias.

Para João Dias, “esta longevidade e confiança dos responsáveis da UEFA é um enorme orgulho, mas em simultâneo, uma enorme responsabilidade. Chegar a este patamar é muito difícil, mas permanecer lá durante 17 anos, com um aumento progressivo de tarefas/responsabilidades, é ainda muito mais difícil. Para tal, é necessário um espírito de superação/ambição permanentes, e um foco sistemático no presente e no futuro, pois a alteração/atualização de metodologias de treino são uma constante dos nossos tempos. Não devemos viver em função do currículo acumulado, bem pelo contrário, as vivências anteriores deverão servir apenas como um importante potencial de aquisição de experiências e conhecimentos. Este já passou, e agora, é continuar a trabalhar para que novas oportunidades se concretizem”. O professor destaca ainda como “outro dos fatores primordiais no necessário equilíbrio emocional aquando da participação nos eventos internacionais, é o permanente apoio familiar. No plano desportivo, saliento ainda, o constante apoio dos diversos Conselhos de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e de todos aqueles com quem tenho trabalhado nos Centros de Treino da FPF (Preparadores Físicos, Técnicos e Árbitros), onde sou Coordenador Nacional desde 2006. Perante tudo isto, encaro as minhas participações europeias, não só como orgulho pessoal, como também, uma enorme responsabilidade, por estar a representar Portugal e a Arbitragem Portuguesa, nas principais Competições Europeias de Seleções/Clubes”.

Com esta participação, João Dias, elevou para catorze, o número de participações em fases finais de competições europeias de clubes/seleções:

FUTEBOL

- UEFA EURO 2004 – Portugal

- UEFA Regions Cup 2011 – Portugal

- UEFA EURO U21 2015 – Czech Republic

- UEFA EURO 2016 – France

- UEFA EURO U19 2016 – Germany

- UEFA EURO U19 2018 – Finland

- UEFA EURO U21 2019 – Italy

- UEFA Champions League Finals 2020 – Portugal

- UEFA EURO 2020 (realizado em 2021) – Turkey

 

FUTSAL

- UEFA EURO Futsal 2007 – Portugal

- UEFA EURO Futsal 2014 – Belgium

- UEFA EURO Futsal 2016 – Serbia

- UEFA EURO Futsal 2018 – Slovenia

- UEFA EURO U19 Futsal 2019 – Latvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário