quarta-feira, 11 de agosto de 2021

MUBi reuniu com o candidato da coligação Viva Aveiro à Câmara de Aveiro

 No passado dia 4 de Agosto, a MUBi reuniu com o candidato da coligação Viva Aveiro (PS/PAN) à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Manuel Sousa. A MUBi e o candidato discutiram visões e propostas para a mobilidade urbana e gestão do espaço público no município.

O encontro teve lugar entre a Avenida dos Congressos da Oposição Democrática e a Alameda Silva Rocha. Esta é uma área marcada pela existência de várias artérias com perfil de via-rápida dentro da cidade, que induzem à prática de velocidades excessivas e constituem uma barreira para quem pretende deslocar-se a pé ou de bicicleta.


A associação transmitiu ao candidato da coligação Viva Aveiro a sua preocupação por muitas das vias sob gestão da autarquia continuarem a ter excessivo espaço dedicado ao automóvel, comprometendo a conveniência e segurança dos utilizadores dos modos mais saudáveis e sustentáveis. É fundamental reduzir as velocidades nas zonas urbanas, através da implementação de medidas físicas de acalmia de tráfego e redistribuir o espaço viário para a construção de passeios mais largos e vias dedicadas à circulação de bicicleta.


É igualmente importante a melhoria dos transportes públicos no município, a criação de redes de percursos directos, convenientes e seguros para as deslocações a pé e em bicicleta, em especial entre a cidade consolidada e as freguesias periféricas, e a implementação de medidas de desincentivo ao uso excessivo do automóvel. É essencial que os processos de planeamento urbanístico e da mobilidade sejam participados por todos, assentes numa visão de desenvolvimento sustentável e seguindo os princípios de priorização dos modos activos e colectivos de deslocação para a redução da dependência do automóvel.


A MUBi, que esteve representada por Rui Igreja e Licínio Pereira, teve ainda a oportunidade de entregar a Manuel Sousa o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” (https://cidadesvivas.mubi.pt/). 


Da parte do candidato da coligação PS/PAN à Câmara de Aveiro, as preocupações e propostas da MUBi foram registadas e no geral acompanhadas. 


A MUBi havia já reunido com o candidato da CDU e tem reuniões marcadas com os candidatos da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda. Aguardamos ainda pela resposta da candidatura da coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário