sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Chuva de norte a sul de Portugal continental. Há seis distritos em aviso laranja

O IPMA prevê para hoje chuva para todo o território continental, sendo "por vezes forte até ao meio da manhã e para o fim do dia". Vai ser ainda registada uma subida da temperatura mínima e descida da máxima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou e agravou ontem os avisos meteorológicos para os próximos dias, colocando os distritos de Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Vila Real, Porto e Viseu sob aviso laranja entre sexta-feira e sábado, devido à chuva forte.

Assim, espera-se para a região norte e centro "céu muito nublado ou encoberto" e "chuva, por vezes forte e persistente, diminuindo temporariamente de intensidade e frequência durante a manhã e a tarde". Há ainda previsão de "possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde".

Para o sul também são esperados "períodos de chuva, podendo ser por vezes forte até ao fim da manhã e para o fim do dia", com previsão de "vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sudoeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) na faixa costeira a partir do fim da tarde, com rajadas até 65 km/h".

Na zona da grande Lisboa esperam-se "períodos de chuva, por vezes forte até ao início da manhã e a partir do fim da tarde", bem como "vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sudoeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir do fim da tarde, com rajadas até 65 km/h".

No grande Porto, há previsão de "chuva, por vezes forte e persistente, diminuindo temporariamente de intensidade e frequência durante a manhã e a tarde. O vento vai ser "fraco a moderado (até 30 km/h) de sudoeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do fim da tarde com rajadas até 70 km/h".

Para todo o território continental é esperada a subida da temperatura mínima (varia entre os 11ºC em Bragança e os 19ºC em Santarém, Lisboa, Sines, Sagres e Faro)  e a descida da temperatura máxima (entre os 16ºC, na Guarda, e os 22ºC Faro, Setúbal, Santarém e Braga).

Madremedia
Imagem: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário