sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Presidente do Kosovo condecorou Forças Armadas portuguesas

A Presidente do Kosovo condecorou hoje as Forças Armadas portuguesas pelos serviços prestados entre 1999 e 2019 no seu país, agradecendo a Portugal por ter estado do “lado certo da história” e defendido a “justiça e a liberdade”.

Numa cerimónia que arrancou por volta das 09:00 no Forte São Julião da Barra, em Oeiras, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebeu a Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, tendo-lhe manifestado o “grande prazer” que tinha em acolher a chefe de Estado de um país em que Portugal contribuiu para a construção da “paz e da estabilidade”.

Pouco depois de se ter reunido com o ministro da Defesa durante cerca de 30 minutos, Vjosa Osmani condecorou, em representação das Forças Armadas portuguesas, o chefe de Estado-Maior-General, o almirante António Silva Ribeiro, com a Medalha Militar de Serviço no Kosovo, a maior condecoração militar outorgada pela chefe de Estado do país.

Perante representantes dos três ramos do exército das Forças Armadas que estiveram presentes no Kosovo, Osmani recordou os 20 anos de presença militar portuguesa no país, salientando que, em 1999, Portugal esteve do “lado certo da história” ao defender a “justiça e a liberdade enquanto direitos universais” e levantando-se em nome da “proteção de um povo”.

“Numa altura em que não havia nenhuma linha clara de divisão entre a vida e a morte, além de nos ajudarem a conquistar a liberdade com que sempre sonhámos, vocês também se tornaram o nosso abrigo (…) O vosso país abriu-nos a porta e o coração. Estamos eternamente agradecidos”, salientou.

Segundo a Presidente kosovar, os 6.873 militares portugueses presentes no país deixaram “memórias excelentes para cada cidadão” do Kosovo, devido à “dignidade, orgulho e profissionalismo” que manifestaram durante as sucessivas operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário