sábado, 23 de outubro de 2021

Livros | Onde Está o Líder?

Dalila Pinto de Almeida desafia os nossos líderes

A liderança é um tema que ganhou ainda maior destaque com a pandemia e com as profundas alterações que esta imprimiu no mundo do trabalho. Mas será que o que é exigido aos líderes, antes, durante e após a pandemia, é assim tão diferente? É a essa pergunta que Dalila Pinto de Almeida, especialista em consultoria e em gestão de talentos, procura responder em Onde Está o Líder? Um livro que nos fala sobre o estado, os desafios e as oportunidades actuais para as empresas e para os talentos. Uma edição Guerra e Paz, prefaciada por Luís Cervantes, Presidente do Conselho de Administração da Caravela Seguros, para conhecer, a partir do próximo dia 26 de Outubro, na rede livreira nacional.

«Somos seres humanos, não somos recursos […] No entanto, ainda vemos organizações ancoradas em práticas de recursos humanos que não se coadunam com as exigências da transformação que estamos a viver, as quais requerem que se dê o devido valor às pessoas, respeitando‑as, atribuindo‑lhes responsabilidade e permitindo que trabalhem com autonomia.» Dalila Pinto de Almeida, especialista na identificação, desenvolvimento, retenção e gestão de talentos acredita que a capacidade do líder é fulcral para tornar as empresas mais fortes.

No livro Onde Está o Líder?, que reúne e acrescenta aos artigos publicados no blogue Telescópio e no jornal digital Dinheiro Vivo, a autora apresenta-nos as suas reflexões sobre o estado, os desafios e as oportunidades actuais para as empresas e para os talentos. Um «manual de cabeceira» que aborda temas que vão do coaching à cultura de empresa ou à marca do empregador, passando pela gestão e retenção de talento, pela liderança e pelo recrutamento. Aspectos determinantes para o exercício de uma liderança sustentável, consequente e de sucesso.

Dalila Pinto de Almeida apresenta-nos ainda considerações sobre o antes, o durante e o depois da pandemia no contexto empresarial, sublinhando as alterações que surgiram na maneira como trabalhamos – desde o trabalho remoto à utilização de novas ferramentas digitais –, e expondo o que se está a fazer bem, o que se podia fazer melhor e o que é urgente parar de fazer. Mas será que o que é exigido aos líderes, antes, durante e após a pandemia, é assim tão diferente? A autora é peremptória: «a época em que vivemos exige de um líder o que sempre exigiu: que saiba conduzir as suas pessoas até ao ponto que só ele ainda viu, através de um caminho desenhado por todos, mesmo se depois algumas escolhem atalhos para lá chegar.»

Num livro dirigido a quem gere pessoas, mas também a colaboradores e a candidatos a um novo emprego, a autora afirma que, mais do que nunca, nesta «era do talento, o maior capital das empresas não são as pessoas, são as pessoas certas. Para terem sucesso, as empresas têm de ser inovadoras e ágeis, e só assim é que podem responder rapidamente à mudança.»

Uma tese aplaudida pelo prefaciador da obra, Luís Cervantes, Presidente do Conselho de Administração da Caravela Seguros: «Introduzindo um tema tão actual como a Pandemia e os novos desafios que este momento disruptivo lançou a todos os líderes, aumenta a importância de existirem fontes de inspiração que tragam soluções inovadoras e desenvolvam o pensamento lateral, de modo a garantir o sucesso das organizações.»

É essa inspiração que a autora procura passar com Onde Está o Líder? A obra, publicada com a chancela da Guerra e Paz, chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Outubro e poderá ainda ser adquirida através do site oficial da editora.

Onde Está o Líder?
Dalila Pinto de Almeida
Não-Ficção / Desenvolvimento Pessoal
168 páginas · 15x23 · 14,00€
Nas livrarias a 26 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário