quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos vai estar instalada em Reguengos de Monsaraz


A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos vai estar instalada de 22 a 27 de novembro e no dia 29 do mesmo mês no Campo 25 de Abril, nas traseiras do tribunal, em Reguengos de Monsaraz. Esta unidade serve para os munícipes colocarem resíduos perigosos e com risco de contaminação que tenham em casa e que não devem ser depositados no lixo comum.
A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos é uma solução de deposição itinerante e em regime de proximidade que funciona durante os dias de semana das 11h às 14h30 e entre as 15h30 e as 18h30 e aos sábados das 10h às 13h e entre as 14h e as 18h, com um técnico a prestar apoio e a esclarecer as dúvidas dos utilizadores. Este serviço é gratuito e pode ser usado pelos munícipes para depositarem cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas e baterias, que são objetos de uso quotidiano que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos ou contaminantes.
Esta unidade pioneira no país vai estar instalada em regime de itinerância nos 12 concelhos do distrito de Évora da área de intervenção da Gesamb para recolher em segurança objetos que existem em quase todas as habitações e que são considerados perigosos quando descartados indevidamente, podendo mesmo poluir os recursos hídricos locais ou afetar a fauna e a flora. A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos esteve instalada no início do mês em Évora, seguiu-se Mourão e a partir de 22 de novembro estará em Reguengos de Monsaraz.

Carlos Manuel Barão

Nenhum comentário:

Postar um comentário