sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Cantanhede | Até dia 9 de janeiro: Presépio de cortiça pode ser visitado nas instalações da antiga escola Conde Ferreira

Pode ser visitado até ao próximo dia 9 de janeiro, nas instalações da antiga escola Conde Ferreira, bem no centro da cidade de Cantanhede, um presépio de cortiça e outros materiais reciclados elaborado pelo artesão Samuel Machado.

As representações da natividade elaboradas por este artista são constituídas por inúmeras maquetes em miniatura alusivas ao Natal, executados com mestria e imaginação, predominantemente com cortiça provenientes de rolhas de garrafas e outros materiais como cartão, tecido, madeiras e barro, totalmente reciclados para o efeito.

Esta mostra está patente ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao fim de semana das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30.

A este propósito e como já vem sendo tradição, Samuel Machado criou também um presépio que se encontra exposto no átrio dos Paços do Município, parte integrante do seu espólio e que pode ser visitado durante o horário de funcionamento da autarquia.

Reciclar com cortiça é um projeto de artesanato que Samuel Machado iniciou em 2014 e que convida a olhar para a reciclagem de rolhas de cortiça de uma forma criativa e inovadora. A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente trabalhadas de forma manual. A esta, juntam-se o cartão, a madeira, a esferovite e outros tantos materiais recicláveis que dão origem a elementos decorativos que podem ser utilizados nas mais diversas instalações.

Desde o início do projeto que as obras criadas por Samuel Machado têm percorrido o país e sido apresentadas em várias exposições e feiras de artesanato, criando sempre enorme expectativa pela criatividade que coloca em cada trabalho que executa.

Para as comemorações do Natal 2021, o artesão cantanhedense apresentou a novidade de um núcleo, como complemento à anterior coleção e que revela a dinâmica e evolução do projeto, composto catorze caixas de garrafas de vinho de marcas nacionais, que apresentam no seu interior pequenos nichos dedicados ao imaginário da adoração do menino Jesus.

Sobre Samuel de Oliveira Machado

Samuel de Oliveira Machado é licenciado em Animação Socioeducativa e possui uma pós-graduação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo.

Conta com um percurso profissional de mais de dez anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como monitor de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária, hortas pedagógicas e artes plásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário