sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

ESPAÇO C3D – MAKERSPACE COVILHÃ INAUGURADO DIA 6 DE DEZEMBRO

O Espaço C3D – Makerspace Covilhã foi criado na Biblioteca Municipal, tendo como principais pilares a criatividade e a inovação, a apropriação da identidade local, a criação e a difusão de conhecimento. Ancorado à história local, particularmente da Covilhã como Cidade Fábrica, este espaço elege como matérias primordiais o fio (lã) e o tecido, inspirando-se em múltiplos agentes locais que trabalham continuamente para o desenvolvimento da criatividade aliada à cultura e à inovação, como são exemplos o New Hand Lab, o Wool, o Atelier do Burel e o Cinco Atelier.

Os objetivos do Espaço C3D passam por três pontos fulcrais, respetivamente o Ensino, o Design e a Inclusão Social. Baseado nestas linhas orientadoras, visa promover a capacidade de raciocínio e a reflexão, o espírito critico, o conhecimento sobre a história e o património local, aumentando o sentimento de pertença, o debate de ideias no âmbito de uma cidadania ativa, com base na educação não formal, bem como despertar o interesse pelo sentido estético e a criação, através de aprendizagens diferenciadoras, convocando a literacia artística e aliando a criatividade à inovação e ao empreendedorismo.

Este projeto foi pensado para beneficiar toda a comunidade escolar, mediante o desenvolvimento de oficinas e formação para crianças e jovens, famílias com filhos em idade escolar, além de professores e educadores. O C3D, como espaço de inclusão social, apoia também crianças e jovens com necessidades educativas especiais através do Plano para o desenvolvimento Cognitivo e Criativo, em parceria com o Espaço dos Sentidos, também implementado na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Tendo por base a lógica do movimento MAKER e o impulso da candidatura do município da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO na área de Design, foram definidas algumas opções estratégicas que visam assegurar que o Espaço C3D promova o questionamento e a criação, a aprendizagem e a colaboração, nomeadamente:

• Discussão de ideias (Brainstorming)

• Oficinas de trabalho (Learning by doing)

• Promoção de jovens artistas

• Residências artísticas

• Trabalho em grupo.

A criação deste novo espaço na Covilhã insere-se numa estratégia global, educativa e sociocultural, focada em despertar para a importância da identidade, do património e da memória locais, bem como em estimular a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos e competências criativas e artísticas, tendo a cultura como base e a criatividade, a inovação e a sustentabilidade como metas fundamentais.

O Espaço C3D – Makerspace Covilhã é inaugurado dia 6 de dezembro, às 16h, na Biblioteca Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário