sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Portugal acolhe exercício europeu de Proteção Civil

Portugal acolhe, entre os dias 3 e 6 de dezembro, o Exercício Europeu de Proteção Civil “EU LUSITANIA VREX 2021”.

O Exercício decorre no Centro de Formação de Sintra, da Escola Nacional de Bombeiros.

Organizado pelo consórcio EURO MODEX, o exercício vai mobilizar mais de 80 participantes oriundos de países como a Roménia, Reino Unido, Holanda, Polónia, República Checa, Sérvia, Lituânia, Alemanha, Grécia, Espanha, França e Portugal.

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é a anfitriã do evento, numa organização conjunta com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O exercício desenvolve-se sobretudo em ambiente de realidade virtual e destina-se a módulos de incêndios florestais registados no Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

O exercício decorrerá em vários pontos do Centro de Formação da ENB, em Sintra, onde funciona, desde 2015, o Centro de Simulação e Realidade Virtual, considerado um centro de excelência e um dos melhores a nível internacional.

Do consórcio EURO MODEX fazem parte diversas entidades de países como a Roménia, Lituânia, França, República Checa, Alemanha, Letónia, Espanha, Grécia e Polónia.

O consórcio é financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeias (DG ECHO), no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário