quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

OVAR NATAL & REIS 2021: Concurso Montras de Natal, iluminação e decoração de Natal e animação deambulante com o envolvimento das associações locais compõem a quadra natalícia


É já a partir de amanhã que as ruas da cidade se iluminam para celebrar a época mais brilhante do ano. No largo da Praça da República ligam-se as luzes da Árvore de Natal, pelas 18horas, e as decorações alusivas à época convidam a uma passagem pelo centro da cidade. Um pouco antes, pelas 16horas, na Casa Museu de Arte Sacra, decorre a abertura da exposição “Presépios de Natal”. Para esta quadra, a Câmara Municipal de Ovar apresenta um programa diversificado e seguro, que pretende trazer ao Concelho vários momentos de animação para o público, local e externo, que habita a cidade por esta altura. Dinamizar o comércio e envolver as associações locais em momentos de partilha com três palcos em destaque - Praça da República, Largo do Tribunal e Jardim do Cáster - é a aposta do Município.

MONTRAS NATAL 2021

A 4ª edição do Concurso Montras de Natal, dirigido aos estabelecimentos comerciais de todas as freguesias do concelho, pretende ser um incentivo à compra no comércio tradicional. O concurso abre a 10 de dezembro e prolonga-se até 8 de janeiro. As inscrições devem ser feitas até ao dia 9 através do email concursodemontras@cm-ovar.pt ou presencialmente no Centro de Arte de Ovar. A campanha “Tradicional é no Comércio Local” já arrancou e os munícipes já podem utilizar os seus vales de desconto nos estabelecimentos aderentes.

CONCERTOS de NATAL / ESPETÁCULOS DEAMBULANTES / OFICINAS

De 11 a 25 de dezembro o Município apresenta um programa diversificado com atividades para miúdos e graúdos. Destaque para o próximo sábado, dia 11 de dezembro, com a instalação do Carrossel a Pedais “Wood Toys” no Jardim do Cáster. No mesmo dia, será possível assistir às atuações dos projetos deambulantes de “EZ Aviador de Natal”, Associação Banda do Lau, as associações de teatro M.A.N.I.F.E.S.T.A e Sol D’Alma, Banda RUMTATA e Companhia Vareira e CV Kids. O Museu Júlio Dinis recebe a oficina “Vamos ilustrar o espírito de Natal” no âmbito da exposição Júlio Dinis em Ovar. No domingo, dia 12, a apresentação musical fica a cargo da Etapas e Passos - Associação Cultural Recreativa e Social.

As comemorações prosseguem no fim de semana de 18 a 20 de dezembro com a Banda Filarmónica Ovarense Boa União a passar pela Praça da República para um concerto deambulante. No sábado, entre as 16 e as 19 horas, no Jardim do Cáster, três momentos musicais a não perder – Pueri Cantores de S. Cristóvão de Ovar, Grupo de Bandolins de Esmoriz e Grupo Asas – Anjos Solidários.

Outros momentos

Oficinas de Natal - Jardim do Cáster - dias 11, 12, 18 e 19 dez – 10h e 15h

Feirinha de Artesanato – Rua Nogueira Almeida Pinto e Largo do Neptuno, dias 11, 12, 18 e 19 dez

Ainda durante a semana que antecede o Natal, as atividades vão estar disponíveis por todas as freguesias do concelho. Para participar e viver esta quadra natalícia em comunidade consulte aqui o programa. Já no início do novo ano, a tradição do Cantar os Reis em Ovar será assinalada de modo simbólico, tendo em conta as restrições apontadas para a primeira semana do ano. No dia 6 de janeiro será lançado o CD “Troupe de Reis António Dias Simões” e no dia 12, no Centro de Arte de Ovar, terá lugar a apresentação do livro “Cantar os Reis em Ovar” da autoria de João Costa.

Para a comemoração em segurança da quadra natalícia que se aproxima, a Câmara Municipal de Ovar cumprirá todas normas e orientações da Direção Geral de Saúde. As atividades e horários estão sujeitos a alteração e será solicitada a apresentação do Certificado Digital Covid da UE ou teste Covid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário