sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Retomadas buscas para encontrar pescador desaparecido ao largo de Sines

As buscas para encontrar o pescador de 82 anos que alegadamente desapareceu de uma embarcação ao largo de Sines (Setúbal), na quarta-feira, foram retomadas hoje de manhã, disse à agência Lusa fonte da Polícia Marítima.

O comandante da Polícia Marítima e capitão do Porto de Sines, Rui Filipe, indicou que as buscas foram retomadas cerca das 07:30, depois de terem sido suspensas na quinta-feira às 17:40.

Segundo Rui Filipe, que coordena as operações, hoje as buscas mantêm os meios da Capitania do Porto de Sines e do comando local da Polícia Marítima, nomeadamente uma embarcação e uma moto de água de salvamento da Estação Salva-Vidas de Sines.

“Durante o dia vai também ser mobilizada uma embarcação da Polícia Marítima de Sines”, adiantou.

Em terra, está envolvida nas buscas uma moto-quatro da Polícia Marítima.

“A área de busca mantém-se idêntica à dos dias anteriores, embora se vá exercer uma maior incidência junto à linha de costa”, acrescentou.

Rui Filipe considerou ainda que, se o corpo do pescador não for encontrado até ao final das buscas de hoje, cerca das 17:30, “em princípio, tendo como missão prioritária, as buscas terminam hoje”, embora “continuem não como missão prioritária”, com uma “atenção especial”, com algum patrulhamento e pode haver redução de meios.

O alerta para o desaparecimento do homem foi dado por pescadores, às 14:15, de quarta-feira e as buscas foram de imediato encetadas, divulgou a Autoridade Marítima Nacional.

O pescador terá desaparecido na quarta-feira, enquanto praticava a atividade de pesca a bordo da embarcação, a cerca de nove quilómetros do cabo de Sines.

De acordo com o comandante da Polícia Marítima, na quarta-feira, “a embarcação foi encontrada sem ninguém a bordo, ainda com o motor a trabalhar”.​​​​​​​

O homem, residente em Sines, foi “pescador profissional” e dedicava-se agora “à pesca lúdica”, sendo considerado “experiente” nesta arte, revelou.

A embarcação de pesca “foi recolhida” pela Polícia Marítima de Sines e “encontra-se atracada no cais de pesca” do Porto de Sines.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.

Madremedia/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário