segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Ansião | A CENTENÁRIA FEIRA DOS PINHÕES REGRESSOU À PRAÇA


O Município de Ansião levou a cabo a edição de 2022 da Centenária Feira dos Pinhões no dia 29 de janeiro, com um programa que conjugou o presencial com o virtual, adequado às atuais circunstâncias.
O grandioso certame que caracteriza este evento foi assinalado com uma Feira dos Pinhões minimalista, na Praça do Município a partir das 9h00, onde se puderam encontrar produtos endógenos e artesanato local e regional, não faltando os reis da festa – os pinhões. Marcaram ainda presença algumas associações e coletividades do concelho.

O período da manhã contou também com animação musical pelo grupo Camisas Negras, no Mercado Municipal, nas ruas da vila e na Praça do Município, local onde, às 11h30, foi apresentado o teatro de marionetas "O Mais Maior Grande Dom Roberto".

Nos canais digitais do município foi transmitida, às 10h00, mais uma edição da rubrica Viagens na Minha Terra, que tem vindo a ser promovida mensalmente pelo serviço de turismo da autarquia e pela Ansião TV, dedicada ao tema "Rossio da Loiça - Constantina". Originário desta aldeia, o Teatro Olimpo apresentou, uma hora mais tarde, uma recriação histórica deste evento secular, com a peça "Um Quadro da Antiga Feira dos Pinhões". Às 15h00, foi a vez dum showcooking, dando a palavra e mostrando os dotes dos aprendizes de chefs da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.

A música voltou à Praça do Município às 15h30, com a atuação de Tiago Silva, finalista da edição de 2020 do programa televisivo “The Voice”, que trouxe boa disposição, não resistindo a assistência a uns pezinhos de dança.

Outra arte de palco estava prevista na programação do evento, com a peça "Quem És Tu, José?", do Teatro Olimpo, no Centro Cultural de Ansião. Contudo, a mesma foi adiada para o dia 27 de março, também integrada nas Jornadas Teatrais, uma iniciativa do município e do Teatro Olimpo que, pelo quinto ano consecutivo, traz o teatro a um palco de Ansião.

Depois de em 2021 o evento ter sido assinalado apenas virtualmente com alguns momentos alusivos, entendeu agora a autarquia ser esta uma forma possível de assinalar uma data tão importante para a identidade do concelho, proporcionando momentos de celebração das tradições e saberes seculares e contemporâneos, tradutores da cultura, da identidade e da singularidade de Ansião Coração de Sicó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário