quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Nova lei francesa obriga publicidade automóvel a incentivar pessoas a… não andar de carro

 Anúncios de automóveis que incentivam as pessoas a andar? Sim, vai passar a ser obrigatório em França, já a partir de 1 de Março, graças a uma nova lei. Todas as formas de publicidade a carros no país – seja televisiva, digital, radiofónica ou impressa – terão de promover alternativas mais sustentáveis de deslocação como caminhar, andar de bicicleta ou andar à boleia.

De acordo com a The Drive, as declarações devem dizer “Em viagens curtas, caminhe ou ande de bicicleta”, “Pense em ir à boleia” e “Utilize os transportes públicos diariamente”. Além disso, as autoridades pretendem que os fabricantes utilizem a hashtag #SeDéplacerMoinsPolluer, ou seja, uma sugestão para que as pessoas ciruclem sem poluírem tanto. Caso a empresa não cumpra, pode ser multada até 50 mil euros.

Da mesma forma, e conforme o The Local avança, os fabricantes automóveis terão de fornecer informações sobre a quantidade de emissões carbónicas que o carro publicitado emite, para que os consumidores saibam qual o impacto ambiental que os vários veículos têm.

Contudo, e como seria de esperar, as empresas ligadas à indústria não ficaram contentes com as novas medidas. Em declarações à agência noticiosa francesa AFP, Lionel French Keogh, CEO da Hyundai em França, afirma que estas normas publicitárias «estigmatizam os condutores». Já a Volkswagen diz simplesmente que vão “cumprir a legislação” e analisar a melhor forma de o fazer junto da sua agência de comunicação.

Marketeer


Nenhum comentário:

Postar um comentário