domingo, 13 de fevereiro de 2022

Empresa de telecomunicações alarga rede: Fibra ótica vai chegar a mais 12.700 habitações do concelho de Cantanhede

A cobertura de rede de fibra ótica vai ter um alargamento significativo no concelho de Cantanhede, no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Município e a Derivadas & Segmentos, SA em dezembro último. Uma adenda ao documento foi aprovada na última reunião camarária para agilizar o acordo firmado entre as duas entidades.

Nesse âmbito, a empresa vai iniciar a construção de redes de fibra ótica que permitirão a cobertura de aproximadamente 12.700 unidades habitacionais em locais onde este serviço ainda não é disponibilizado, o que representa um enorme benefício para as populações abrangidas. No futuro, a nova infraestrutura digital será disponibilizada pela Derivadas & Segmentos, SA aos operadores de telecomunicações, dando aos utilizadores a possibilidade de escolherem a que entendem ser mais vantajosa.

A rede vai ser construída a partir de pontos de expansão, um dos quais já instalado em Olhos da Fervença, num terreno municipal que a autarquia cede agora à empresa por um período de 20 anos. A escolha deste local foi articulada com a Junta de Freguesia de Cadima e mereceu o parecer favorável da Divisão de Estudos e Projetos da Câmara Municipal de Cantanhede.

Como contrapartida dessa cedência, a Derivadas & Segmentos, SA garante a ligação de fibra em locais públicos de interesse onde esta ainda não exista, previamente sinalizados pela autarquia cantanhedense, nomeadamente escolas, juntas de freguesia e unidades de saúde, o que implica um ajuste ao traçado da rede. O acordo prevê também a colaboração na otimização de infraestruturas de telecomunicações já existentes, minimizando-se, desta forma, o impacto da construção com a consequente passagem da fibra ótica.

O investimento na ampliação da rede de infraestruturas digitais assume especial relevância num município de grandes dimensões como o de Cantanhede – é o maior da região de Coimbra com uma área de 400 quilómetros quadrados. A par disso, traz um impacto positivo na dinâmica económica das comunidades locais, potencia a captação de investimentos e estimula o crescimento de negócios ligados à área das novas tecnologias.

Atento a essa realidade, o executivo liderado por Helena Teodósio já em 2020 estabelecera um acordo de cooperação com uma operadora, tendo em vista a cobertura do concelho com fibra ótica, tão rápido quanto possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário