quinta-feira, 14 de abril de 2022

Câmara Municipal dá continuidade ao apoio às famílias deslocadas da Ucrânia a residir em Cantanhede

Teve início esta quarta-feira, 13 de abril, a primeira fase do cumprimento da Norma 003/2022 da Direção-Geral de Saúde. Assim, em parceria com a Unidade de Saúde Pública do Centro de Saúde de Cantanhede e Unidade de Cuidados na Comunidade, e com o apoio do Município de Cantanhede e da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhede, foram transportadas 22 pessoas (adultos e crianças) para o Centro de Diagnóstico Pneumológico de Coimbra.

De acordo com o programa especial de acolhimento, proteção e integração de cidadãos ucranianos provindos do conflito estão previstos cuidados de saúde, entre outros. Assim, uma das prioridades à chegada destes cidadãos ao concelho de Cantanhede é o cumprimento das normas e orientações da DGS, passando pelo cumprimento do estabelecido na referida norma.

É recomendável que adultos e, principalmente, crianças, tenham atualizado o calendário vacinal, relativamente à vacinação contra o sarampo, a poliomielite e à tuberculose.

Deste modo, residindo em Cantanhede e tendo sido atendidos quer na Casa Francisco Pinto, quer de forma individual, foram sendo encaminhados para o Centro de Saúde da área de residência para que pudessem ter acesso aos cuidados de saúde, em circunstâncias idênticas aos cidadãos nacionais.

Este foi primeiro procedimento neste âmbito, com uma atuação coesa entre os parceiros locais, encontrando-se prevista a abrangência da totalidade da população que venha a residir para o território de Cantanhede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário