quinta-feira, 14 de abril de 2022

Detido cidadão romeno procurado há mais de uma década pela prática de crimes violentos em Portugal

Cidadão romeno pertencia a uma organização criminosa responsável por roubos violentos que “provocaram grande alarme social”.

A Polícia Judiciária (PJ) informa, esta quinta-feira que deu deteve um cidadão de nacionalidade romena membro de uma organização criminosa, que se “dedicava-se à prática de crimes particularmente violentos”. Esses factos ocorreram entre “os anos de 2007 e 2010, de norte a sul do país e que provocaram grande alarme social”.

Através da Unidade de Cooperação Internacional (UCI) e da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT), a PJ deu cumprimento a um Mandado de Detenção Europeu de cidadão de nacionalidade romena que, lê-se no comunicado enviado às redações, foi “localizado na Roménia”.

A PJ sublinha que se tratou de uma ação difícil no que diz respeito “à identificação, localização e detenção do suspeito” devido ao facto de este “pertencer a uma organização criminosa cujos elementos, todos estrangeiros, gozavam de enorme capacidade de mobilidade, quer em território nacional, quer no espaço europeu“.

Sem mencionar qualquer informação sobre o detido, nomeadamente o nome e idade, a PJ adianta apenas que estaorganização criminosa se dedicava “à prática de crimes particularmente violentos”, como “o roubo de ourivesarias”.

Factos que ocorreram no período compreendido entre os anos de 2007 e 2010, de Norte a Sul do país e que provocaram grande alarme social”, destaca a PJ.

Segundo o Correio da Manhã, este cidadão, agora detido na Roménia, será Petru Bordei, um homem considerado “muito perigoso” e que se suspeita que seja o responsável por “mais de uma dezena de crimes”.

O último assalto, de acordo com o jornal, terá ocorrido em 2010 em Torres Vedras. O alvo foi a Ourivesaria Miranda, tendo os proprietários sido “agredidos à martelada”.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário