quinta-feira, 14 de abril de 2022

Câmara de Águeda promove concertos das bandas filarmónicas nas freguesias

Evento inicia no próximo dia 24 de abril e prolonga-se até 15 de agosto

A Câmara Municipal de Águeda, numa parceria com a UBA - União de Bandas de Águeda, entre os dias 24 de abril e 15 de agosto, leva espetáculos com as bandas filarmónicas concelhias a várias freguesias (ver calendário em baixo).

O grande objetivo desta iniciativa é “divulgar a nossa cultura pelo nosso território e dinamizar o excelente trabalho que as nossas bandas realizam”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisando que este projeto reconhece ainda o papel que aquelas estruturas associativas têm na formação cultural e musical dos jovens do concelho.

A atividade formativa e a educação cultural é uma premissa estratégia para a Câmara de Águeda que presta apoio aos alunos/formandos nas diferentes organizações concelhias, acreditando que a formação é essencial para a criação cultural “made in Águeda” e que é essa aposta que permite a Águeda afirmar-se, cada vez mais, como um concelho produtor de arte e cultura.

Esta iniciativa concretiza um outro objetivo estratégico do Município, que se prende com a descentralização da cultura, promovendo cada vez mais espetáculos e atividades culturais da mais diversa índole nas freguesias, ao mesmo tempo que dinamiza os equipamentos culturais existentes no concelho.

Para além da promoção dos espetáculos das bandas, esta iniciativa pretende integrar estes concertos nas romarias do concelho. “Pretendemos que este projeto seja o ponto de partida para algo mais abrangente e diferenciador que queremos implementar, dinamizando a participação das bandas nas festas e romarias do concelho, revitalizando e promovendo as nossas raízes culturais e tradicionais”, frisou ainda Edson Santos, que acredita que esta é uma oportunidade para que estas tradições não se percam e sejam passadas de geração em geração.

PROGRAMA

Dia 24 de abril (Aguada de Cima) – Banda Alvarense e Banda Nova de Fermentelos

Dia 15 de maio (Trofa, Crastovães) – Banda Castanheirense

Dia 22 de maio (Trofa, Os Pioneiros) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril

Dia 10 de junho (Macinhata do Vouga) – Banda Marcial de Fermentelos

Dia 12 de junho (Águeda, São Sebastião) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril

Dia 18 de junho (Travassô) – Banda Castanheirense

Dia 19 de junho (Fermentelos) – Banda Marcial de Fermentelos

Dia 19 de junho (Valongo do Vouga) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril

Dia 15 de agosto (Travassô) – Banda Alvarense

Dia 15 de agosto (Fermentelos) – Banda Nova de Fermentelos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário