quinta-feira, 14 de abril de 2022

Marinha Grande | Aprovado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) da Marinha Grande foi aprovado pela Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) da Marinha Grande, no dia 13 de abril de 2022.

A reunião, realizada presencialmente no Centro Empresarial, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, tendo ainda participado o vereador da Proteção Civil, António Fragoso Henriques, o coordenador municipal de proteção civil, técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil e os representantes das diversas entidades na CMPC.
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Marinha Grande foi elaborado e coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com o contributo das diversas entidades da CMPC, e que pretende atualizar um instrumento de planeamento com 10 anos, e uma vez aprovado em sede de CMPC, segue agora para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para emissão de parecer.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil é um documento formal que define o modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil a nível municipal. Este permite antecipar os cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe, definindo a estrutura organizacional, os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência, exprimindo um conjunto de medidas, normas, procedimentos e missões, destinado à minimização das suas consequências, permitindo a proteção e socorro de pessoas e dos seus bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário