quinta-feira, 14 de abril de 2022

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS.

A 18 de abril
O Município de Silves assinala, no próximo dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), uma iniciativa que este ano terá como tema central “Património e Clima”.

Em Silves o programa iniciou no dia 12, com a exposição de fotografias “Time Lapses – No Algarve a Parar o Tempo”, de João Fazenda. A Torre de Menagem do Castelo de Silves, é o espaço, onde poderá ser visitada esta exposição, realizada com fotografias a preto e branco revelando um Algarve de outros tempos, fugidio e mutável, real ou sonhado mas sempre belo.

Esta exposição estará patente até 10 de junho, no horário de funcionamento do Castelo de Silves dirigindo-se a todos os públicos.

No dia 18, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, promoverá entre as 10h00 e as 12h00, e as 14h00 e as 16h00, uma atividade Lúdico Pedagógica designada por “Paleontologando”. Trata-se de um jogo que objetiva proporcionar conhecimentos sobre os tempos geológicos e as alterações que sucedem em cada período, no que respeita à vida natural e animal, de uma forma dinâmica e divertida, dando enfoque ao Metoposaurus algarvensis, um animal anfíbio encontrado na nossa região há mais de 200 milhões de anos. Esta atividade é dirigida ao público infanto-juvenil e de acessos livre mas sujeito a inscrição.

O programa do DIMS, prossegue com a atividade “Silves de Ponta a Ponta”, um passeio pedestre desde a Igreja dos Mártires até à Cruz de Portugal, a qual decorrerá entre as 10h00 e as 12h30. Neste passeio serão partilhadas informações sobre monumentos e lugares com histórias da cidade de Silves, conjugando-se com o exercício físico. A participação é gratuita e dirigida ao desporto sénior.

Clima e monumentos: uma relação instável, é uma curta-metragem, que objetiva proporcionar conhecimentos sobre os agentes de degradação resultantes da ação climática, a que poderá assistir, pelas 15h00, nas redes sociais do Município de Silves.

O programa do DIMS 2022 terminará com um Percurso “em torno do rodete”, que terá lugar das 16h30 às 18h30, na Fragura – Moinho do Rodete. A visita a esta velha azenha transformada em moinho serve de pretexto para uma caminhada de 8,5 km ao final da tarde. O percurso tem início junto à ponte, passa pela Quinta do Pocinho Santo e pelo estrada da Fragura até alcançar o antigo moinho de água, implantado junto da ribeira do Arade. De volta à cidade, o trajeto far-se-á pela margem oposta, através do caminho municipal 1152 e da Estrada Nacional 124, completando assim um circuito em torno do vale do Arade ajudando a compreender a sua importância histórica no desenvolvimento da cidade de Silves. A atividade é dirigida ao grupo de Corrida e Marcha.

O DIMS foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Para além disso e porque junta muitas nações do mundo, celebra a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património.

+ info: Sector de Património e Arqueologia: telefone 282 444 854 | email: patrimoniocultural@cm-silves.pt

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário