quinta-feira, 14 de abril de 2022

Ovação de centenas de alunos deixa professor em lágrimas no último dia de trabalho

 O docente de filosofia reformou-se depois de 29 anos a dar aulas na mesma escola. Veja o vídeo.

O vídeo tornou-se viral: uma escola inteira juntou-se nos corredores para se despedir do professor de filosofia, no final da sua última aula antes da reforma. O docente ficou visivelmente emocionado com a ovação que recebeu.

Koldo Ansa era professor de filosofia. Reformou-se na passada sexta-feira, depois de 33 anos de serviço – dos quais 29 trabalhou no Instituto Alaitz de Barañain, em Navarra, Espanha. O seu trabalho terá tocado os alunos, que se juntaram para proporcionar uma despedida memorável.

Centenas de alunos e professores da escola secundária encheram os corredores da escola para aplaudir o professor no seu último dia de trabalho.

ovação acompanhou o percurso Koldo Ansa desde a sala onde deu a última aula, praticamente, até à saída do edifício. Pelo caminho, o docente vai limpando as lágrimas da emoção e abraçando colegas e alunos.

Em entrevista à Rádio Euskadi, o docente confessa ter “vergonha de ser o protagonista” desta ovação. Considera que se trata de uma “homenagem dos estudantes à escola”.

O segredo para o sucesso enquanto professor? Koldo Ansa conta que, ao longo da sua carreira, criou uma relação de “respeito, confiança e afeto” com os seus alunos, sublinhando que nunca deixou o papel de professor.

Os professores são professores e os pais são pais e não amigos, disse, acrescentando que quando os papéis se confundem “as consequências são irreversíveis”. E deixa um conselho para os docentes: Tenham muito presente que são pagos pela paciência, não pelo que sabem.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário