quinta-feira, 14 de abril de 2022

Câmara de Águeda dinamiza ciclo de tertúlias “Rio de Conversas”


A primeira conversa está agendada para o próximo dia 22 de abril, prolongando-se até fevereiro do próximo ano

A Câmara Municipal de Águeda está a promover um ciclo de tertúlias intitulado “Rio de Conversas”, que tem como foco central os rios, as práticas e as tradições ligadas aos principais cursos de água do concelho. As conversas vão decorrer até fevereiro do próximo ano, sendo que a primeira está agendada para dia 22 de abril, em Valongo do Vouga.

Esta iniciativa surge no seguimento de todo um trabalho de valorização dos rios e ribeiras do concelho que o Município tem vindo a realizar, nomeadamente na implementação de técnicas de reabilitação de base natural, boas práticas que têm sido reconhecidas por diversos organismos ligados ao ambiente.


“O ambiente e os nossos recursos naturais são áreas estratégicas para o Município, que é demonstrado na nossa forma de atuação, nas ações que dinamizamos e nas políticas de sustentabilidade ambiental que implementamos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que este ciclo faz parte dessas iniciativas de cariz ambiental e que tem um cunho pedagógico associado “muito interessante”, porque alia uma parte mais técnica e científica a outra que respeita às vivências locais de quem “usa” o rio de uma forma regular, seja do ponto de vista lúdico, desportivo ou até económico.

O arranque do ciclo cumpre dois propósitos simbólicos, que se prendem com o local e a data: a primeira tertúlia acontece na Casa dos Rios, no Parque da Boiça, e numa altura em que se assinala o Dia da Terra.

“Tendo este ciclo a temática dos nossos rios, faz todo o sentido que a primeira conversa que vamos dinamizar se realize na Casa dos Rios”, continuou Edson Santos, sublinhando que o encontro irá ter como enfoque o rio Marnel. À conversa, dia 22 de abril, a partir das 18h30, irão estar especialistas que abordarão diferentes questões ligadas ao rio e à região, como Pedro Teiga e João Alberty (Agência Portuguesa do Ambiente), e convidados locais que contarão as suas histórias e vivências relacionadas com este rio.

Momento de diálogo e partilha de histórias que contará ainda com a presença de Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, e Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga.

O ciclo inclui um conjunto de cinco tertúlias que irão decorrer de uma forma descentralizada no concelho, sempre em áreas próximas aos rios que irão ser abordados. As próximas conversas estão marcadas para junho (Rio Vouga), setembro (Rio Águeda) e novembro (Rio Alfusqueiro), concluindo a fevereiro de 2023 (Rio Cértima), sendo que os locais e datas em concreto serão divulgados oportunamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário