terça-feira, 19 de abril de 2022

Figueiró dos Vinhos comemora 48.º Aniversário da Revolução dos Cravos


O Município de Figueiró dos Vinhos irá celebrar os 48 anos do Dia da Liberdade com um programa cultural diversificado.

O feriado de 25 de abril iniciar-se-á com as habituais Cerimónias Oficiais, pelas 10h00 na Praça do Município, e as comemorações prolongar-se-ão pela tarde, primeiramente com teatro e depois com uma exposição de aguarelas.
"Antes de Abril de 74" é a proposta de teatro deste ano, que terá lugar pelas 16h00, na Casa da Cultura. Protagonizada pelo talentoso GICA (Grupo de Intervenção Cultural e Artística do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos), sob coordenação do Prof. Paulo Sá, a peça integra representação teatral, vídeo e música, pretendendo ilustrar não o acontecimento histórico em si, mas algumas situações que a ele conduziram. A entrada para “Antes de Abril de 74” é gratuita e não carece de reserva de lugar.

Mais tarde, pelas 17h00, no Museu e Centro de Artes é inaugurada a Exposição de Aguarelas “Figurinos” de autoria da ilustre figueiroense, Prof.ª Margarida Herdade Lucas. A exposição, que irá estar patente até 29 de maio, é um regresso à pintura de Margarida Herdade Lucas, agora em aguarela, tendo como inspiração os desenhos das revistas de moda desde os anos 30 até à atualidade, designados “Figurinos” nas primeiras décadas do século XX. Inspiradores no género figurativo, mas acusando já um pós-modernismo, estes desenhos foram sendo gradualmente substituídos pela fotografia, que se vai depois afirmando como arte, aproveitando as novas tecnologias de design e impressão. Assim, nesta exposição partilha-se, para desfrute de todos, o génio dos desenhos de figurinos para rever e eternizar épocas, estilos e vivências.
Um programa onde a palavra de ordem é “Liberdade”: liberdade para honrar, liberdade para interpretar, liberdade para vivenciar, liberdade para partilhar. A melhor forma de enaltecer quem se afirmou corajosamente para que este ano se festejasse o 48.º Aniversário da Revolução dos Cravos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário