terça-feira, 19 de abril de 2022

Cantanhede | Filho de Sir Clive Sinclair é um dos protagonistas dos 40 anos do ZX Spectrum. Evento organizado pela Museu LOAD ZX Spectrum

Quem foi Sir Clive Sinclair, o criador do computador ZX Spectrum, mas sobretudo o homem antes do inventor? A entrevista online a Crispin Sinclair, filho de Sir Clive Sinclair, é um dos momentos altos da programação do evento que assinala os 40 anos do lançamento em Inglaterra do ZX Spectrum, organizado pelo Museu LOAD ZX Spectrum e que vai decorrer em Cantanhede no próximo fim-de-semana. A entrevista será conduzida por João Diogo Ramos, co-fundador e curador do Museu LOAD ZX Spectrum, e está agendada para as 10h30 de sábado, 23 de abril, logo a seguir à sessão de boas-vindas.

O programa, que se estende por dois dias, conta com a participação de outros oradores internacionais como os famosos gémeos “Oliver Twins” – Phillip & Andrew (criadores da série de jogos “Dizzy” e outros jogos de Spectrum e inúmeras plataformas que lhes valeram até um recorde do Guiness), Clive Townsend (o criador da famosa saga de ninjas, Saboteur, que estará connosco em Cantanhede) ou Jim Bagley (programador de jogos como Cabal e Midnight Resistance para o ZX Spectrum e membro da equipa do ZX Spectrum Next, lançado em 2020).

Ainda de terras de Sua Majestade e com o objetivo de conhecer melhor o ambiente de trabalho na Sinclair Research, vem a Portugal Grant Sinclair, também ele familiar (sobrinho) de Sir Clive Sinclair e que vai detalhar no sábado, pelas 15h30, o que foi crescer e mesmo trabalhar no ambiente da Sinclair Research.

Mas o nome maior da criação do ZX Spectrum acaba por ser o Professor Steve Vickers, criador da ROM e dos famosíssimos manuais deste microcomputador e que colocaram tantos jovens a sonhar ser programadores e que será entrevistado no domingo, 24 de abril, pelas 10h30.

Da lusofonia vem Marcus Garrett (investigador/autor luso-brasileiro, co-fundador da Bitnamic Software) partilhar a sua experiência na preservação da memória dos videojogos; Miguel Guerreiro, (o setubalense criador do esxDOS, que permite que se utilizem cartões de memória com o Spectrum); e Filipe Veiga (programador e co-fundador da Teknamic Software e editor da Revista Espectro) que nos vem apresentar um jogo novo relacionado com o Museu.

O evento fica ainda marcado pelo lançamento do primeiro livro do Museu LOAD ZX Spectrum - os “Programadores Portugueses” -, da autoria de André Luna Leão do Planeta Sinclair, obra singular que vem finalmente documentar a vastidão do trabalho produzido por muitos programadores portugueses na época.

Destaque também para a sessão que vai recordar o relevante trabalho da antiga fábrica da TIMEX, na Caparica, que nos anos 80 do século passado produziu inúmeros computadores ZX Spectrum, fruto de um acordo com a Sinclair. Esta sessão será dinamizada por João Diogo Ramos e tem já inúmeras surpresas prometidas.

O programa detalhado pode ser consultado em LOAD ZX Spectrum - Eventos do Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário