terça-feira, 19 de abril de 2022

II TOCHA PLOGGING dia 30 de Abril

 No próximo dia 30 de Abril, praticamente três anos depois do enorme sucesso do I TOCHA PLOGGING, a Progresso e Vida da Tocha, vai levar a efeito a segunda edição deste evento.

A realização deste II TOCHA PLOGGING esteve prevista para o dia 4 de Abril de 2020, tendo sido cancelado devido à Pandemia.

Depois desta paragem forçada, estão reunidas condições para a realização em segurança, deste inovador evento desportivo, ambiental e solidário.

Recorde-se que o I TOCHA PLOGGING, foi realizado na Praia da Tocha em 2019, e saldou-se por um enorme sucesso, por todos reconhecido e muito apreciado.

Trata-se de um evento simples e inovador na nossa região e mesmo no país, com origens na Suécia há cerca de 5 anos e com notável propagação em todo o mundo, combina a palavra “Plog” que na língua nórdica significa “apanhar do chão” com a conhecida palavra inglesa “jogging”, e que se traduz, na prática, em apanhar o lixo que se vai encontrando nos percursos feitos pelos praticantes de desporto, sobretudo as caminhadas e as corridas leves de manutenção.

A ideia foi desde a primeira hora acolhida e incentivada pelas autarquias locais, Junta de Freguesia da Tocha e Câmara Municipal de Cantanhede que, juntamente com a Empresa Municipal INOVA, são os parceiros Institucionais na realização deste evento.

Também o tecido empresarial local, mostrando uma enorme sensibilidade para a problemática ambiental dos lixos, para a promoção da saúde através do desporto e um assinalável espirito solidário, reconheceu a importância desta ação e apoiou com entusiasmo o evento. Contamos, com muito agrado e gratidão, com o patrocínio das empresas Cooperativa Agrícola da Tocha, Stolt Sea Farm, ESK Export, Júlio Simões, Pelichos, Irmãos Helenos, Placocentro, Farmácia Elísio de Andrade, Farmácia Oliveira Ribeiro, Farmácia Salutis, Caixa de Crédito Agrícola, Carlos Rocha & Ribeiro Construções, BTP Tocha, Daniel Serradeiro Seguros e Inwood.

No planeamento e organização desta iniciativa, a Progresso e Vida conta com o apoio técnico, logístico e de mobilização do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Agrupamento de Escuteiros da Tocha, do Clube de Atletismo da Tocha, dos Bombeiros Voluntários, dos Compartes, da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e do associativismo da freguesia da Tocha.

Para além da vertente solidária do II TOCHA PLOGGING, conseguida através dos patrocínios atrás referidos e pelos 5 euros de inscrição de cada participante, pretendemos que este evento possa também contribuir para o despertar de uma consciência coletiva de atitudes cívicas, promovendo uma crescente cultura de cidadania, através de hábitos simples, promotores da saúde individual e de sustentabilidade ambiental.

As inscrições podem ser feitas através do link (https://url.gratis/XLN1yo), ou de código QR.

Refira-se que este evento faz parte dos Programas Eco escolas, Eco Freguesias e da Bandeira Azul da Praia da Tocha.

Tendo em conta o desafio coletivo de solidariedade, sustentabilidade e cidadania que o II TOCHA PLOGGING representa, estamos certos que vai ser registado novo sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário