segunda-feira, 25 de abril de 2022

Marinha Grande | Discurso do Presidente da Câmara - Comemorações do 25 de Abril

 
Boa noite,
Caros concidadãos e visitantes do concelho da Marinha Grande.
É com grande honra e alegria que hoje estamos aqui, presencialmente reunidos, para celebrar os 48 anos da conquista da liberdade em Portugal.
Agora que aprendemos a viver com a pandemia, podemos relembrar todos os que lutaram para que os nossos filhos e netos nunca esqueçam a luta dos seus antepassados.
A todos os portugueses que com engenho e arte, ambição e aventura, souberam fazer de Portugal um país respeitado, uma saudação especial.
Às Mulheres e Homens das nossas três freguesias, de todos os lugares, que vivem e trabalham no nosso concelho, vergo-me perante o que conseguiram, seja na vida social, económica e política. Souberam dar de si em prol da comunidade, seja nas vossas empresas, nas coletividades, nas vossas casas, passaram a mensagem de trabalho e lazer, mas também de esperança, relembrando sempre o legado que nos foi deixado por todos os que fizeram esta terra e, hoje especialmente, pelos que fizeram o 25 de abril de 74.
Desde um tempo em que éramos apenas floresta e, em especial, numa época de gloriosa expansão industrial, na segunda metade do Século XVIII com o nascimento da indústria, tivemos sempre mulheres e homens com elevado estatuto moral e ético.
Com o espírito empreendedor e lutador soubemos procurar os nossos direitos e conquistar um lugar na história deste país.
O dia que celebramos hoje é o exemplo da abnegação dum povo, do qual a Marinha Grande se orgulha.
Saudemos, pois, todos os portugueses e os marinhenses em especial os que em 25 de abril de 1974 nos trouxeram a liberdade, nos restituíram a esperança numa vida digna e prospera.
Com a ambição dum tempo e vida melhor, abriram as portas das cadeias, trouxeram de volta os nossos soldados, iluminaram as nossas almas, mostraram-nos uma nova realidade, criaram condições para que hoje possamos estar aqui, em liberdade, fraternidade e igualdade.
Em uníssono agradecemos a todos esses heróis, que com o seu querer e vontade aliado a força imensa de trabalho, nos ensinaram a viver em partilha, demonstrando que unidos somos muito mais capazes.
Hoje, aqui mesmo celebramos a Memória de todas essas mulheres e de todos esses homens que lutaram, que deram o seu suor e sangue pela Liberdade que hoje é de todos nós.
Mas, hoje, é também dia de celebrar tudo quanto construímos nestes 48 anos, sabendo o que custou alcançar, conscientes do muito que ainda há por fazer.
Vivemos tempos de mudança.
Queremos uma terra próspera, onde se viva com maior qualidade de vida e as pessoas se sintam mais felizes.
Cumprimos os nossos deveres, conscientes dos nossos direitos, sejam a educação, a saúde, a cultura e todos os que contribuem para territórios de maior igualdade e justiça social.
Continuemos a ser solidários e leais aos nossos ideias, conscientes de uma grande missão na vida, aquela que cada um de nós cumpre. Mesmo neste tempo difícil de pandemia e guerra, tenhamos a capacidade de ser resilientes e ambiciosos para concretizar os sonhos com que nos comprometemos.
Este é o primeiro ano em que, enquanto Presidente da Câmara, assinalo as comemorações do 25 de Abril Nas últimas eleições autárquicas, pela primeira vez na história da democracia, a Marinha Grande elegeu um grupo de cidadãos eleitores para a sua governação.
Mas não estamos a governar sozinhos. Estamos e trabalhar em conjunto com os vereadores do partido Socialista que aceitaram os pelouros que lhes propusemos e tudo estamos a fazer para que, pelo menos as decisões estratégicas e estruturantes, sejam resultantes de compromissos com todos os vereadores.
E o compromisso é grande.
Na concretização desse desejo, com toda a equipa do executivo, da assembleia municipal, juntas de freguesia e trabalhadores desta Câmara, depositamos na força do nosso trabalho e no pensamento coletivo os pilares do cumprimento desta causa pública.
Apostamos num trabalho coletivo em prol de todos vós. Iniciámos o caminho há pouco tempo. Queremos que o concelho seja conhecido por um local onde é bom viver e trabalhar, atraindo mais residentes, investidores e turistas.
Queremos construir respostas próximas dos cidadãos. Na transferência de competências do Estado para o Município, no passado 1 de abril, recebemos mais de 200 trabalhadores provenientes das áreas da educação, saúde e ação social, e muito trabalho pela frente com os respetivos parceiros.
Queremos uma nova governação, uma administração moderna e eficaz. Realizámos uma reorganização interna dos serviços municipais, apostando na valorização dos trabalhadores e agilizando procedimentos. Estamos a construir uma instituição amiga dos cidadãos e das empresas. Um trabalho árduo que construímos nos primeiros 5 meses.
Em 2022, temos um trabalho exigente ao nível do planeamento e organização, para delinear estratégias e construir projetos. Estamos a apostar no ordenamento do território, no desenvolvimento económico e turístico, em infraestruturas, na ação cultural e desportiva, no apoio às crianças e jovens, em mais respostas sociais e educativas, na melhoria dos cuidados de saúde. Estamos a trabalhar as questões ambientais e da sustentabilidade alinhando-nos com as preocupações que assolam o planeta.
Lembro que temos apenas 6 meses de trabalho e que o programa que planeámos tem um horizonte de 4 anos.
Ao contrário do que todos desejaríamos as mudanças não acontecem de um dia para o outro. Temos a consciência que o sentimento dos munícipes sobre os resultados do que já preparámos ainda é pouco, muitas vezes parecendo que está tudo igual. Mas já não está e, como disse, é um mandato de 4 anos e será nesse período que iremos desenvolver todo o plano que temos para o nosso concelho.
A nossa prioridade foi dar continuidade ao que estava planeado, resolver os problemas prementes e urgentes.
Um processo de mudança deve ser gradual. Para ser bem-sucedido não pode esquecer o passado e muito menos ser baseado na política de terra queimada.
As decisões têm sido estudadas, ponderadas e enquadradas nos objetivos a que nos propusemos.
Na atual conjuntura mundial, nunca foi tão significativo falar de um valor tão nobre e essencial à democracia, como a liberdade.
A Marinha Grande, como tantos outros concelhos, continua a acolher cidadãos imigrantes, que chegam em condições cada vez mais precárias. Em conjunto com as diversas instituições e grupos anónimos, estamos a prestar apoio humanitário e a assegurar o devido encaminhamento dos refugiados, do conflito na Ucrânia, que chegam ao nosso concelho, assumindo o compromisso coletivo de solidariedade e luta pela paz.
Neste processo de acolhimento, a população da Marinha Grande e os cidadãos ucranianos, que já tinham adotado a nossa terra como sendo sua também, têm dado provas altruístas de enorme solidariedade. Deixo-lhes, por isso, o nosso sentido reconhecimento e profunda gratidão.
2022 é um ano exigente e desafiante. Mas, também é um ano de esperança, de reforçar laços, e de, com orgulho, potenciar a nossa história e o futuro que estamos a construir.
A Organização das Nações Unidas declarou 2022 como o Ano Internacional do Vidro. A propósito, não faltarão motivos para promovermos a Marinha Grande, com diversos eventos culturais e turísticos que pretendem afirmar a nossa história, o cluster industrial e económico do vidro, moldes e plásticos e, sobretudo, o nosso futuro.
A construção da democracia conquistada pela Revolução do 25 de Abril e o desenvolvimento dos territórios, faz-se com a comunidade.
Agradecemos a cada um de vós, o esforço coletivo na dinamização da nossa terra. TODOS, somos empreendedores de uma Marinha GRANDE, que queremos que seja cada vez MAIOR e MELHOR, onde as pessoas se sintam felizes. Todos são chamados a esta missão.

O nosso muito obrigado!

Viva o 25 de Abril! Viva a Marinha Grande! Viva Portugal!
Aurélio Ferreira Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário