domingo, 24 de abril de 2022

Liga MEO Surf: Definidos os finalistas do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro


- Guilherme Fonseca e Vasco Ribeiro brilham a caminho dos quartos-de-final;
- Teresa Bonvalot domina prova feminina com os dois melhores scores;
- Carolina Santos é a grande surpresa nas meias-finais femininas;
- João Moreira e Carolina Mendes vencem as Go Chill Expression Sessions.
Quadro de resultados - Clique aqui

Fotografias do dia 2 de competição (Créditos: Francisco Antunes/ANSurfistas) - Clique aqui

Fotos: Teresa Bonvalot, Guilherme Fonseca, João Moreira e Carolina Mendes (Francisco Antunes/ANSurfistas)

Leça da Palmeira (24/04/2022) - A Praia de Leça da Palmeira voltou a oferecer, este domingo, condições exigentes no segundo dia de ação do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional. Uma jornada em que os melhores surfistas nacionais responderam, novamente, com algumas ondas na casa da excelência durante as duas rondas masculinas e femininas realizadas, que ajudaram a definir os finalistas da etapa nortenha.

A competição retomou ainda antes das 8 horas, com a ronda 2 masculina e logo com várias surpresas a animar a manhã. No primeiro heat do dia Francisco Alves e Pedro Coelho ficaram pelo caminho, numa disputa que foi vencida por Guilherme Fonseca e com o jovem José Maria Ribeiro a também seguir em frente. Santiago Graça e Guilherme Costa foram os outros jovens surfistas a darem nas vistas nesta fase da prova e a conseguirem vaga na ronda 3. Em sentido inverso, a derrota de Marlon Lipke foi o outro resultado inesperado da ronda.

Nesta fase e tal como na véspera, o campeão nacional Vasco Ribeiro voltou a exibir-se em grande nível, ao somar mais uma onda excelente, com 8,50 pontos, e o melhor score do dia, com 16,25 pontos, num heat em que ainda se deu ao luxo de descartar uma onda de 7,50 pontos. Destaque ainda para as performances de Francisco Almeida, Eduardo Fernandes, Guilherme Ribeiro e Afonso Antunes, que venceram as respetivas baterias com scores sólidos.

A ação prosseguiu com a ronda 2 feminina e com um primeiro heat em que Carolina Santos começou a dar os primeiros sinais daquilo que seria a restante prestação ao longo do dia. A jovem surfista do Oeste deixou Mafalda Lopes no 2.º posto e avançou sem percalços para a ronda 3. Carolina Mendes também esteve em destaque nesta fase, mas acabou por ser Teresa Bonvalot a fechar a ronda com o melhor score, depois de somar um total de 13 pontos. A campeã nacional Kika Veselka foi a outra vencedora da ronda.

A prova avançou rapidamente para a ronda 3 masculina, com grandes duelos em perspetiva. No primeiro deles Guilherme Fonseca voltou a vencer, alcançando ainda o melhor score da ronda, com um total de 15 pontos e uma onda de 8 pontos pelo meio. Gui deixou Tomás Fernandes no 2.º posto, enquanto João Kopke e Francisco Almeida ficaram pelo caminho. No heat seguinte Vasco Ribeiro também segurou novo triunfo, ainda que pressionado por Eduardo Fernandes.

Na segunda metade do quadro Guilherme Ribeiro venceu o heat 3, com Luís Perloiro muito próximo, dando assim sequência ao excelente começo de temporada, depois de ter sido finalista na Figueira da Foz. No último heat da ronda Afonso Antunes esteve mais forte que toda a concorrência, somando 12,75 pontos. Na renhida luta pelo segundo lugar, Halley Batista acabou por ser mais forte que Joaquim Chaves e Zé Ferreira, ficando, assim, definidos os oitos surfistas que seguem na luta pelo triunfo na prova masculina do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro.

Quartos-de-final masculinos

H1: Guilherme Fonseca x Eduardo Fernandes
H2: Vasco Ribeiro x Tomás Fernandes
H3: Guilherme Ribeiro x Halley Batista
H4: Afonso Antunes x Luís Perloiro

Depois, foi a vez de serem definidas as quatro finalistas da etapa, com o primeiro heat da ronda 3 a oferecer uma apertada disputa, que resultou na eliminação de Mafalda Lopes e também Gabriela Dinis. O triunfo foi de Carolina Mendes, com 11,25 pontos, enquanto Carolina Santos segurou a segunda posição. Na segunda bateria, Teresa Bonvalot isolou-se rapidamente na liderança e venceu a disputa com 13,75 pontos, naquele que foi o melhor score feminino do dia. A outra vaga na meia-final foi conquistada por Kika Veselko já na última onda da bateria, após uma renhida disputa com Carina Duarte e Camill Kemp.

Meias-finais femininas
H1: Carolina Mendes x Kika Veselko
H2: Teresa Bonvalot x Carolina Santos

Ao final da tarde realizaram-se ainda as Go Chill Expression Sessions. Do lado masculino, João Moreira voou mais alto que a concorrência, conseguindo a melhor manobra durante os 25 minutos de competição. Já a disputa feminina foi vencida por Carolina Mendes.

A chamada para o dia final do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro está marcada paras as 8 horas desta segunda-feira, para possível recomeço da prova assim que as condições ideais do mar estiverem reunidas. Isto numa altura em que faltam apenas 10 heats e cerca de 5 horas de ação para encontrar os campeões da etapa nortenha.

Agenda para segunda-feira (25 de Abril)
08h00 – Call terceiro dia de competição
12h00 – Happy Hour Jerónimo Martins
13h00 – Finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)
14h00 – Entrega de prémios do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.



Mais informações em www.ansurfistas.co





Nenhum comentário:

Postar um comentário