segunda-feira, 23 de maio de 2022

Workshop "Comunicação sobre Incêndios Rurais - Do jornalista ao cidadão" | 27 de maio e 3 de junho

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) convida-o a participar no Workshop “Comunicação sobre Incêndios Rurais – Do jornalista ao cidadão” que vai decorrer, em ambiente digital, nos dias 27 de maio e 3 de junho, das 09h30 às 13h00, conforme programa em anexo.

 


Para um Portugal protegido de incêndios rurais graves em 2030, conforme ambiciona o Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30, um dos 4 objetivos estratégicos definidos é modificar os comportamentos dos cidadãos. Tal objetivo, é conquistado se todos adotarmos as melhores práticas de autoproteção, evitarmos comportamentos negligentes e se, quando tivermos que usar o fogo em espaços rurais, apenas o façamos nos dias que não são críticos. Modificar comportamentos é, também, conhecer o valor da floresta e dos espaços naturais e divulgar as boas práticas de prevenção de incêndios.

 

Assim, e dando continuidade ao trabalho do ano passado, as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) - a AGIF, a ANEPC, a GNR, o ICNF, a PJ e o IPMA – promovem o Workshop “Comunicação sobre Incêndios Rurais – Do jornalista ao cidadão” destinado aos jornalistas que acompanham a área da proteção civil.

 

Objetivos:

Formar os OCS à escala nacional para uma comunicação de informação clara e objetiva, contribuindo para que a população compreenda e perceba de forma adequada e transparente o risco e consequências dos incêndios rurais e que medidas podem adotar para prevenir e mitigar comportamentos de risco.

 

Principais resultados esperados:

  • Contribuir para a formação temática do jornalista e equipa;
  • Contribuir para a recolha de informação, análise e divulgação em segurança e coerência técnica;
  • Melhoria dos mecanismos de comunicação de risco dos OCS garantindo a transmissão de informação clara e objetiva;
  • Contribuir para reduzir os comportamentos de risco fruto de uma maior sensibilização dos cidadãos.

 

Inscrições até ao dia 25 de maio através do seguinte link: https://forms.gle/y2La36NAH84cVaHe6. O link para a participação será enviado após inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário