sexta-feira, 15 de julho de 2022

AVEIRO É O MUNICÍPIO CONVIDADO NA BTL 2023

 Queremos utilizar e apostar no Turismo como indústria da Paz e da Cultura na Europa e no Mundo” – Ribau Esteves

Aveiro será o Município convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023, a única Feira Internacional de Turismo em Portugal, que se vai realizar de 01 a 05 de março, na FIL. O anúncio foi feito ao final da tarde de ontem, em Lisboa, pela organização do evento, que confirmou também a Região Centro como Destino Nacional convidado em 2023.

A Câmara Municipal de Aveiro “recebe com muito gosto este desafio, enquadrado numa lógica global de promoção da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, do Centro de Portugal e do nosso País, dando por esta via contributo para conseguirmos fazer mais e melhor pela nossa terra e pela nossa gente”, começou por referir o seu Presidente, Ribau Esteves.

Na sua intervenção, Ribau Esteves disse ainda que “Aveiro vai utilizar bem a BTL 2023, integrando essa aposta agora assumida no âmbito da nossa Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, para continuarmos a apostar na indústria da Paz e da Cultura, que é o Turismo, aquela atividade sócio económica que aproxima as pessoas, pois quanto mais capazes formos de o fazer, mais perto estamos de ter um Mundo e uma Europa em Paz. O Turismo é pois, pelas oportunidades de intercâmbio e de relação humana que nos traz, fundamental neste processo e é exatamente nisso que estamos apostados”, concluiu.

A participação de Aveiro como Município convidado da BTL, culminando esta escolha da Fundação AIP, é de extrema importância pois capitaliza, consagra e confirma a aposta que a CMA tem vindo a fazer na área do turismo, atraindo mais investimento e mais conhecimento da nossa Cidade, Município e Região de Aveiro, num trabalho de parceria com as Empresas do setor, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e de uma forma muito especial com a Turismo Centro de Portugal.

Considerada pela imprensa do sector como a principal mostra Nacional e das mais importantes a nível Nacional, a BTL 2023 congrega anualmente centenas de profissionais das mais variadas áreas da atividade turística.

A CMA saúda e agradece publicamente a escolha da Fundação AIP e da organização da Bolsa, assumindo o compromisso de uma representação de excelência, com muitas notícias e surpresas, fazendo em cooperação com a Turismo do Centro de Portugal.

II – PROSPEÇÃO ARQUEOLÓGICA ANTECEDE QUALIFICAÇÃO DA ENVOLVENTE À SÉ DE AVEIRO

No quadro do compromisso da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de qualificar o Adro da Sé de Aveiro e a sua zona envolvente, e visando salvaguardar qualquer património arqueológico presente neste local, informamos que terão lugar, entre a próxima segunda e quarta-feira, 18 a 20 de julho, trabalhos de prospeção geofísica por georadar nesta zona da Cidade.

A realização de trabalhos de prospeção geofísica no local contribuirá para o diagnóstico arqueológico, permitindo um eficaz planeamento da intervenção urbanística e das ações de minimização do impacto arqueológico, se aplicável. A prospeção por georadar permitirá fazer um levantamento em planta das eventuais estruturas e contextos arqueológicos presentes na área.

A prospeção geofísica com recurso aos métodos de penetração do solo, irá acontecer numa área de aproximadamente 1070m2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário