sexta-feira, 22 de julho de 2022

Reguengos de Monsaraz | Festa das estrelas na Dark Sky Party Alqueva



A Dark Sky Party Alqueva vai realizar-se nos dias 29 e 30 de julho no parque de merendas do Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa organizada pelo Dark Sky Alqueva, Município de Reguengos de Monsaraz e ATLA - Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva apresenta um cartaz com atividades no Lago Alqueva, workshops, palestras, provas de vinho e observações do céu.

A inauguração da Dark Sky Party Alqueva acontece no dia 29 de julho pelas 21h, seguindo-se meia hora depois a palestra “Poluição luminosa: rejeitar uma herança do século XX”, por Raul Cerveira Lima, Professor Adjunto de Física na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. O programa prossegue pelas 22h com a palestra “Passeio Cósmico”, por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva, e às 22h30, José Augusto Matos, guia do Dark Sky Alqueva e formador na área da astronomia vai falar sobre “Murmúrios da Terra”. José Augusto Matos realizará ainda pelas 23h uma visita guiada ao céu a olho nu e à mesma hora decorre uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.
 
No dia 30 de julho o programa integra atividades no Lago Alqueva a partir das 17h, com canoagem, barco com bananaboat e stand up paddle promovidas pela Alentejo Break. Às 18h haverá uma observação solar pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.
 

Segue-se às 18h30 uma prova de vinhos com o produtor vitivinícola Casa de Sabicos e à mesma hora decorrem as primeiras sessões dos workshops “Sistema Solar comestível” (segunda sessão às 19h) e “Universo de papel” (segunda sessão às 19h30), pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
 

“Viajando do Macro ao Microcosmos” é o tema da aula de ioga que vai realizar-se às 19h30 pelo Áshrama Évora Dhyána – Centro do Yoga. Pelas 21h30 decorre a palestra “Dos buracos negros às ondas gravitacionais”, por Francisco Lobo, coordenador e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
 

A palestra “Ir ao Espaço dá saúde e faz crescer” pelo astrónomo Miguel Gonçalves acontece às 22h, seguindo-se vinte minutos depois Humberto Campins, membro da Missão OSIRIS-REx da NASA e professor de física e astronomia na Universidade da Flórida (Estados Unidos da América), com a palestra “How likely is na asteroid to ruin your day”. Pelas 22h40, a ex-astronauta da NASA e capitã aposentada da Marinha dos Estados Unidos da AméricaHeidemarie Stefanyshyn-Piper, apresenta a palestra “My Story”.
 

O produtor de vinhos Louro Wines vai realizar às 23h uma prova cega de vinhos intitulada “Via Vínica na Via Láctea” e à mesma hora decorre um concerto meditativo com Moksha Sound Journeys. A fechar, pelas 23h30 realiza-se uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.
 
A participação na Dark Sky Party Alqueva é gratuita e os interessados deverão inscrever-se no site do evento (www.darkskypartyalqueva.com).
 
 Carlos Manuel Barão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário