segunda-feira, 1 de agosto de 2022

30 ideias de negócio selecionadas para o Região de Coimbra Empreende +

Já são conhecidas as 30 ideias de negócio selecionadas, entre 92 candidaturas apresentadas, no âmbito da 1.ª edição do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio “Região de Coimbra Empreende+” (RCE+), uma organização conjunta do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM Região de Coimbra), que visa promover o estímulo ao Empreendedorismo qualificado e criativo de âmbito regional.
O programa RCE+ está focado em apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio, particularmente as que resultem das áreas do conhecimento, da tecnologia e/ou das indústrias criativas. Para isso, a iniciativa conta com uma rede de Agentes Locais de Empreendedorismo (ALE), que assumem um papel central no interface entre o projeto e os empreendedores do seu território.
Após ser apresentado em abril, o programa RCE+ fez um périplo por todos os 19 municípios da CIM Região de Coimbra, onde apresentou o programa a potenciais empreendedores. Desse roteiro pelo território, foram 92 as candidaturas submetidas, tendo sido selecionadas 30 ideias de áreas tão diversas como o turismo, design, saúde e bem-estar, comunicação, marketing ou tecnologias de informação.
Estes projetos de empreendedorismo vão beneficiar da participação em webinars, sessões presenciais, mentoria individual e consultoria à medida, através do programa de aceleração que começa já em setembro e se prolonga até ao final de outubro.
O projeto prevê a atribuição de 19 bolsas, entre 700,00 e 1 200,00 euros, em função do grau académico, por um período de 6 meses. Em 2023, decorrerá ainda um concurso de ideias de negócio, com um prémio final de 5 000,00 euros para o melhor projeto.
Recorde-se que entre objetivos específicos do “Região de Coimbra Empreende+”, estão o desenvolvimento de duas edições de um programa de estímulo e capacitação (Aceleração) para avaliação da viabilidade de implementação de 50 novas iniciativas empresariais nos 19 concelhos da CIM Região de Coimbra, com o mínimo de 15% de participação feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário