segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Portugal é candidato à presidência da Confederação Europeia de Ex-alunos Jesuítas

 O engenheiro Filipe Farelo, atual presidente da direção da associação dos antigos alunos do colégio S. João de Brito, é candidato à presidência da Confederação Europeia dos Antigos Alunos dos Jesuítas nas eleições que se realizam em setembro, em Viena.  O engenheiro e gestor exerce atualmente funções de consultor na área da gestão Industrial da ADP Fertilizantes, Grupo Fertiberia, tendo sido anteriormente diretor das unidades de negócio de Indústria e Segurança Industrial na multinacional SGS Portugal. 
O gestor, que escolheu como slogan de campanha “More People for Others!”, avança que a candidatura tem como objetivos “fazer crescer a Confederação Europeia em número de entidades participativas”, assim como “reforçar a intervenção ativa na sociedade contribuindo para a construção de uma Europa mais humanista, social, justa e universal”.
“Vivemos em Portugal e na Europa tempos desafiantes: pandemia, guerra, alterações climáticas e uma crise social. Mais do que nunca é preciso agir e fazer a diferença de forma coordenada. Esta minha candidatura representa essa ação, essa disponibilidade para estimular a mobilização dos milhares de ex-alunos dos jesuítas espalhados pela Europa, na missão de estarmos ao serviço dos outros de forma mais organizada”, explica Filipe Farelo.
A Companhia de Jesus, ou os “Jesuítas” como normalmente é designada, é uma Ordem Religiosa da Igreja Católica com representação em mais de 120 países. A Confederação Europeia de Ex-alunos Jesuítas reúne ex-alunos de colégios e universidades jesuítas que vivem e trabalham na Europa com a missão de promover a dinâmica universal da educação jesuíta.
No início de janeiro de 2017 havia no mundo 16.090 Jesuítas (11.574 sacerdotes, 1.133 irmãos, 2469 escolásticos e 734 noviços), distribuídos e organizados em 85 Províncias e Regiões jesuíticas com uma missão que não se circunscreve ao trabalho dos jesuítas, mas que é feita em estreita colaboração com leigos e comunidades.
À presidência da Confederação, para o mandato 2022-2024, mais curto do que é habitual devido à pandemia, concorre também o maltês Stephen Gatt, atualmente vice-presidente da Confederação Europeia dos Antigos Alunos dos Jesuítas.
Quem é Filipe Farelo?
Filipe Farelo, 49 anos, é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, onde frequentou também a primeira Pós-Graduação em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho realizada em Portugal em 1996. Concluiu em 2003 a parte escolar do Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.
Engenheiro e gestor exerce atualmente funções de consultor na área da gestão Industrial da ADP Fertilizantes, Unidade Fabril do Lavradio (empresa do Grupo Fertiberia) desde 2021. Entre 2017 e 2019 desempenhou funções de diretor das unidades de negócio de Indústria e Segurança Industrial na multinacional SGS Portugal, após 9 anos como diretor corporativo e de diferentes unidades de negócio em diversas empresas do Grupo Consulgal.
Fundou e geriu também empresas próprias na área de formação, consultoria de gestão, contabilidade e engenharia onde foi consultor de empresas como: Galp, Gás de Portugal, Lusitaniagás, Lisboagás, Setgás, Corticeira Amorim, CIE Plasfil, Grupo Portucel/Soporcel, Vulcano/Bosch, Tamfelt, Continental/Mabor, Salvador Caetano, entre outras.
Foi presidente da direção da associação dos antigos alunos do colégio S. João de Brito entre 1997 e 1999 função que voltou a assumir em 2021 e na qual se mantém. Entre 2015 e 2020 foi vogal da direção da associação dos antigos alunos do colégio S. João de Brito com os pelouros do desporto e relações externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário