domingo, 4 de setembro de 2022

Navio-Escola “Brasil” atende pedido de socorro de argelinos em alto mar

 Seis pessoas entre 25 e 50 anos estavam em pequena embarcação próxima à Espanha
Apoios iniciais da MB aos tripulantes da pequena embarcação, fornecendo comida, água e coletes.

Na noite da última sexta-feira (02), seis pessoas entre 25 e 50 anos de idade, a bordo de uma pequena embarcação, pediram socorro ao Navio-Escola (NE) “Brasil”, a 45 milhas náuticas (cerca de 83 km de distância) de Cabo de Palos (Espanha). O navio da Marinha do Brasil (MB) navegava entre Civitavecchia (Itália) e Lisboa (Portugal) – em viagem de Instrução de Guardas-Marinhas, quando avistou a embarcação de casco rígido e motor de popa. Imediatamente, o NE “Brasil” se aproximou para checar a condição dos tripulantes e prestar os apoios iniciais, oferecendo água, comida e coletes salva-vidas a todos.
Autodeclarados argelinos, os tripulantes aparentavam boas condições de saúde, conforme avaliação da equipe médica do NE “Brasil”. “Além disso, não havia indícios de que estivessem no mar há muito tempo”, informou o Comandante do Navio, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Araújo.
Assim que os avistou, o NE “Brasil” arriou a lancha para prestar auxílio aos argelinos, que afirmaram estar tentando entrar na Espanha quando ficaram à deriva. Foi assim que a MB acionou as autoridades marítimas espanholas, responsáveis pelo serviço de busca e salvamento daquela área. Até a chegada deles, o navio da MB e sua lancha permaneceram ao lado da embarcação para garantir a segurança e atendimento básico aos estrangeiros. 
“Já havia anoitecido, o vento estava forte e a previsão indicava uma degradação ainda maior das condições atmosféricas nas horas seguintes, o que de fato ocorreu. Felizmente, avistamos a pequena embarcação pedindo auxílio. Prestamos todo o apoio necessário e mantivemos os tripulantes em segurança até a chegada da aeronave espanhola que concluiu o resgate. A sensação é de dever cumprido. Minha tripulação reagiu prontamente e não poderíamos nos furtar de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar”, destacou o comandante.

Resgates pela MB em 2022
Até o início de agosto deste ano, a Marinha do Brasil já contabiliza mais de 140 ações de busca e salvamento marítimo e o resgate com vida de 292 pessoas, somente em território nacional. Dados do Salvamar Brasil, nome pelo qual é conhecido o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, apontam um total de 1.277 incidentes nos últimos três anos, média de uma solicitação por dia. As operações de resgate acontecem por diversas causas, desde avarias nas embarcações até problemas de saúde dos tripulantes.

Fonte: Setor de Imprensa e Divulgação Embaixada do Brasil em Lisboa https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/navio-escola-brasil-atende-pedido-de-socorro-de-argelinos-em-alto-mar


Nenhum comentário:

Postar um comentário