domingo, 30 de outubro de 2022

FOTORREPORTAGEM DA SESSÃO PARA A DÁDIVA DE SANGUE EM CACIA

No dia 30 de Outubro entre as 9 e as 13 horas (Domingo), Cacia acolheu mais um evento solidário no Salão da Junta de Freguesia daquela localidade, onde ADASCA se desloca três vezes no ano.

Com o objectivo de sensibilizar a população e os jovens para a dádiva de sangue, também foram distribuídos através dos CTT cerca de 2000 folhetos, além dos 64 cartazes A/3 afixados pelos estabeleces comerciais. O evento realizou-se em parceria com o CST de Coimbra, e com o apoio da JF de Cacia, digno de realçar.

De acordo com a informação vinda a público “diariamente, são necessárias entre 900 e 1.000 unidades de sangue nos serviços hospitalares portugueses, sendo que, pela legislação actual, a compra e venda de sangue é proibida (?). Ao longo dos últimos dois anos, o IPST, IP tem alertado diversas vezes para as dificuldades em repor os níveis satisfatórios de unidades de sangue para fazer face às necessidades, em parte fruto da pandemia de Covid-19 e, também, por falta de conhecimento em relação à dádiva”, pode ler-se na informação técnica, citando relatório do IPST, IP.

Esta iniciativa enquadra-se, ainda, na Campanha “DÊ SANGUE NESTE OUTONO” promovida pela ADASCA, um modelo de planeamento estratégico não só pela cidade de Aveiro, como ainda pelas freguesias do Concelho, sublinhe-se.

A ADASCA apontava para uma previsão entre 80 a 100 presenças, mas, ficámos pelas 71 inscrições, destas resultaram 60 aprovados, 10 fizeram a sua 1ª. dádiva, 11 suspensões temporárias.

O nosso sincero OBRIGADO a todos (as) os dadores (as) de sangue que fizeram questão de dizer “presente”, cumprindo assim com o seu dever cívico. Contamos convosco nas próximas sessões.

Obrigado ao senhor Presidente da Junta de Freguesia Sr. Nelson dos Santos, por nos ceder mais uma vez o espaço. À Pastelaria Delicreme, pelos saborosos pasteis de nata, ainda ao senhor Nelo do Quiosque da Urbanização (jornais), pela preciosa ajuda na distribuição do Boletim InfoADASCA.

As próximas sessões em 2023 vão decorrer nos dias 26 de Fevereiro, dia 18 de Junho e dia 29 de Outubro, todas entre as 9 e as 13 horas. O calendário para 2023 já está disponível no site www.adasca.pt.























J. Carlos

NB: As imagens foram feitas com o consentimento dos visados e valem mais do que todas as palavras que possamos escrever. 
Link 

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/2022/10/30/fotorreportagem-da-sessao-para-a-dadiva-de-sangue-em-cacia/   



Nenhum comentário:

Postar um comentário