quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Reguengos de Monsaraz vai conhecer o perfil dos turistas que visitam o concelho

 
O Município de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo com a Universidade de Évora e com a Turismo do Alentejo para o desenvolvimento no concelho do Projeto PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo. Este projeto tem como base a Plataforma PISTA Digital, que é um sistema inteligente do turismo sustentável do Alentejo e Ribatejo coordenado pelo laboratório do turismo do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora, em colaboração com o ASTO – Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo, da responsabilidade da Turismo do Alentejo.
 

Esta ferramenta para o setor turístico vai ser implementada este mês e está assente numa plataforma de supercomputação que permite analisar na hora a informação estatística e do perfil do turista. A Plataforma PISTA será disponibilizada inicialmente aos postos de turismo e depois aos monumentos e aos agentes turísticos, possibilitando caraterizar os turistas que visitam o concelho e a região, partilhar a informação e ajudar nos processos de decisão.
 

Quando for feito o atendimento pelo funcionário nos postos de turismo será recolhida a informação com a faixa etária, a data e a hora, o género e a nacionalidade do visitante, que no caso de ser português será questionado qual o concelho de residência. Se houver disponibilidade do turista serão efetuadas perguntas para se obter informação adicional, como por exemplo o nível de escolaridade, com quem viaja, como obteve conhecimento sobre o concelho e se é a primeira vez que o visita, quantas noites pernoita, qual o motivo da visita e que tipo de informação solicita no posto de turismo.
 

A informação obtida vai ajudar nos processos de decisão da autarquia e será útil para definir que materiais de promoção e divulgação deve criar ou atualizar, que ajustes deve fazer aos horários de funcionamento e como gerir os recursos humanos dos locais turísticos, em que feiras e eventos de promoção turística deve participar, mas também para analisar os fluxos de turistas no concelho. Através da plataforma, os agentes turísticos obterão dados estatísticos, conhecimento sobre os turistas, avaliação dos riscos, custos, impacto e limites da sua atividade, identificação de oportunidades de inovação e de melhores soluções para a utilização dos recursos.


 Carlos Manuel Barão

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