quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

DJ, espetáculo piromusical e concerto de Ano Novo: Aveiro celebra arranque da Capital Portuguesa da Cultura 2024; Teatro Aveirense volta a apoiar a dança

 Celebrações decorrem no Rossio, no Canal Central e na Antiga Capitania

I – DJ, espetáculo piromusical e concerto de Ano Novo: Aveiro celebra arranque da Capital Portuguesa da Cultura 2024
Para marcar o arranque de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024 (Aveiro 2024), a Câmara Municipal de Aveiro convida todos a assistirem à contagem decrescente para o novo ano no Canal Central da Ria de Aveiro, na zona do Rossio e áreas adjacentes.
Os primeiros segundos de 2024 vão contar com espetáculo piromusical, que vai revestir a Ria de Aveiro de som e luz para celebrar o início de um ano “com infinitas possibilidades”, proporcionado pelo facto de Aveiro ser Capital Portuguesa da Cultura.
A partir das 22h00, não deixe de marcar presença na envolvente do Museu Arte Nova, para assistir às atuações dos DJ BRUMA e do DJ Francisco Aires Pereira. Depois do fogo de artifício, que dará as boas-vindas ao Novo Ano e a Aveiro 2024, a festa continua na envolvente Antiga Capitania, com a atuação do DJ Miguel Rendeiro, das 00h25 até às 2h00.

Teatro Aveirense com Concerto de Ano Novo
As celebrações continuam no dia 01 de janeiro, pelas 18h00 no Teatro Aveirense, com a estreia do Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, que conta com Martim Sousa Tavares como maestro convidado e uma obra de Pedro Lima. Um concerto com a marca de Aveiro 2024.
O Concerto iniciará em registo tradicional com as habituais valsas e polkas. Porém, o registo muda na segunda parte com a estreia de uma obra encomendada a Pedro Lima por Aveiro 2024 e pela Orquestra Filarmonia das Beiras, que transforma o palco numa cabine de DJ. Através de um set contínuo, a orquestra percorre, de forma sinfónica, os principais registos de música de dança atual. Um concerto para tirar o pé do chão, dirigido e apresentado por Martim Sousa Tavares.
O Concerto de Ano Novo repete-se no dia seguinte, 02 de janeiro, no Teatro Aveirense, pelas 21h30.

II – Teatro Aveirense volta a apoiar a dança
O Teatro Aveirense volta a promover o Laboratório de Criação Coreográfica de Aveiro (LAB). Realizado em parceria com a Companhia Instável, o evento regressa para desenvolver novos projetos na área da dança contemporânea a partir de uma proposta de criação dos participantes.

Pensado para jovens criadores, o LAB define-se como um espaço de pesquisa e processo continuados, com uma sessão de mentoria mensal. Cada sessão será acompanhada por um coreógrafo ou formador, num trabalho de partilha de metodologia e pensamento artístico, assumindo um formato aberto e transversal para o desenvolvimento do trabalho de criação, a partir das propostas de cada participante.

Com data de início marcada para 13 de janeiro, a iniciativa contará com a mentoria de Ana Figueira, Ana Isabel Castro, Daniela Cruz, Joclécio Azevedo e Mafalda Deville, entre outros formadores, seguindo um plano que procura incentivar a criação coreográfica e promover uma plataforma adequada para o desenvolvimento de criadores, o encontro artístico e a criação de pensamento e reflexão sobre a própria criação.

No final do processo, os participantes poderão contar com a apresentação da sua criação no Teatro Aveirense, em novembro de 2024, num espetáculo partilhado com outros criadores, assim como a possibilidade de participação no workshop de produção online, inserido no programa Pulso — Instável — Centro Coreográfico. Existe ainda a possibilidade de seleção de um participante para integrar os Palcos Instáveis em 2025/2026, em coprodução entre a Companhia Instável e o Teatro Aveirense. Às propostas vencedoras será concedida uma bolsa de produção no valor de 500€.

O Laboratório de Criação Coreográfica de Aveiro teve as suas duas primeiras edições em 2021 e 2022, que contaram com a apresentação de 11 peças de novos criadores de Aveiro e outras zonas do país, de onde saíram dois criadores que em anos alternados apresentaram criações próprias, a partir da atribuição de uma bolsa de criação.

As inscrições poderão ser feitas através do email agenio@cm-aveiro.pt, devendo incluir nota biográfica, contato e breve descrição do projeto.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário