segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Marinha Grande | ILUSTRADORES REINTERPRETAM POEMAS DE AFONSO LOPES VIEIRA EM CONCURSO

 No passado sábado, 7 de setembro, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, acolheu a entrega de prémios do Concurso de Ilustração de Poemas de Afonso Lopes Vieira, promovido pelo Município da Marinha Grande. 
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do júri do concurso constituído pelos arquitetos João Correia e Ricardo Camacho, pela ilustradora Liliana Barata e pela artista plástica Vânia Colaço; pelo ator Miguel Rosendo Linares, que interpretou Afonso Lopes Vieira; e por participantes no concurso e familiares.
O presidente da Câmara destacou “o compromisso do Município em promover a cultura e a arte, fomentando o talento em todas as idades e mantendo viva a memória do poeta, através de iniciativas como esta e como as que foram realizadas na Casa-Museu, durante o verão”. Aurélio Ferreira felicitou os vencedores e todos os concorrentes, “pela enorme criatividade e pelo contributo dado para reinterpretar os poemas de Afonso Lopes Vieira”.
O concurso visou incentivar ilustradores e artistas, nacionais e internacionais, a criar imagens inéditas a partir de poemas de Afonso Lopes Vieira, tendo distinguido vencedores em três categorias: crianças (dos 6 aos 12 anos), jovens (dos 13 aos 17 anos) e adultos (maiores de 17 anos).

Os premiados foram os seguintes:
Categoria Crianças (6-12 anos): Apolo Fernandes, com a ilustração "O castelo dos passarinhos", baseada no poema “Os Passarinhos".
Categoria Jovens (13-17 anos): Matilde das Neves Vintém, pela ilustração do poema “Elogios”.
Categoria Adultos (maiores de 17 anos): Um prémio ex aequo para Marinela Fazendeiro, que ilustrou o poema “Saudades não as quero” e Sulamita Lopes, que se destacou com a obra Lobos Famintos, baseada no poema “Lereno”.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário