segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Período de adesão: 9 de setembro a 25 de outubro Programa RedEscolas Anticorrupção: Inscrições abertas para a 4.ª Edição do Programa de Literacia AntiCorrupção nas Escolas

 Programa RedEscolas Anticorrupção: Inscrições abertas para a 4.ª Edição do Programa de Literacia AntiCorrupção nas Escolas
 
09 de setembro de 2024 - A Associação All4Integrity dá início ao período de adesão para a 4.ª Edição do Programa RedEscolas Anticorrupção, uma iniciativa que procura envolver alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário na prevenção da corrupção e promoção de uma cultura de integridade. As inscrições decorrem entre 9 de setembro e 25 de outubro de 2024 e devem ser realizadas através do formulário disponível no site da All4Integrity (aqui). O Programa RedEscolas pretende sensibilizar e consciencializar os jovens para a importância de práticas de integridade individual e organizacional, através da implementação de projetos interdisciplinares.
 
Tal como as restantes iniciativas da All4Integrity, o programa nasceu da urgência de mobilizar a sociedade civil para a prevenção e combate à corrupção e a mobilização de uma cultura de integridade, tanto em Portugal como no mundo. Com uma abordagem interdisciplinar e flexível, este programa escolar de literacia anticorrupção está alinhado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Mais do que simplesmente informar, esta iniciativa pretende preparar as novas gerações para se tornarem agentes ativos na alteração de comportamentos e, consequentemente, a construção de uma sociedade mais justa, integra e transparente.
O Programa RedEscolas Anticorrupção poderá ser implementado em qualquer estabelecimento de ensino, público, privado, profissional, com currículos internacionais.  No final do ano letivo, as escolas participantes receberão um Selo Digital, de acordo com os critérios definidos no Regulamento, e um Certificado “Escola Embaixadora Anticorrupção”, como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas escolas junto das suas comunidades educativas para a promoção de uma cultura de integridade.

****************************************
Sobre a All4Integrity:
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente.
 O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradore(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa RedEscolas AntiCorrupçãoEscolas que inspiram uma cultura de integridade que em três edições conta com a participação de 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países e 4 continentes; o Prémio TágidesPessoas que inspiram no combate à corrupção - criado em 2021, é uma iniciativa promovida anualmente pela All4Integrity com o objetivo de, por um lado, identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e combate à corrupção; por outro lado, promover a sociabilização de todos os cidadãos com o fenómeno da corrupção, a colaboração entre a sociedade civil e a disseminação de formas de prevenção. Nas primeiras três edições contou com o Alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, a iniciativa Tech4Integrity que desenvolve a investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal; a Academia com a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional e, mais recentemente, a Rádio Integridade+, rúbrica semanal, já no ar em 16 rádios locais e também no Spotify, que traz à conversa convidados(as) o tema específico do combate e da prevenção da corrupção.
************************

Sofia Borges de Castro
Coordenadora de Programas da All4Integrity

Nenhum comentário:

Postar um comentário