segunda-feira, 25 de novembro de 2024

ESTARREJA | Prepare-se! O Natalim está a chegar à Praça Francisco Barbosa

 Já sente o espírito natalício? Na sua playlist já tocam as melhores músicas de Natal? A árvore de Natal já foi montada? Quais o livros e filmes que vai (re)ver? Já planeou os programas para se divertir em família este Natal?

Em contagem decrescente para a época mais mágica do ano, o “Natalim – um mundo de sonhos que não tem fim”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, convida as famílias a viverem momentos inesquecíveis e a renderem-se aos encantos desta quadra. De 1 a 29 de dezembro, iluminações, concertos, passeios de pónei, espetáculos de rua, circo, contos, e muito mais prometem encher a Praça Francisco Barbosa de sonhos, de desejos e de luz.
A partir do dia 1 de dezembro, dia da abertura do evento, não haverá volta a dar. Com a inauguração das iluminações natalícias, - que manter-se-ão ligadas até ao Dia de Reis, 6 de janeiro -, e a atuação do Coro de Natal com a presença de mais de uma centena de pequenos cantores das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, e ainda com a “Chegada do Pai Natal”, a partir das 18h, é oficialmente Natal em Estarreja.

Até 29 de dezembro, não pode de deixar de provar os sabores natalícios no Mercadinho de Natal e descobrir na mostra de artesanato presentes especiais e únicos para surpreender este ano. Há ainda inúmeras atividades para viver em família e com amigos como pinturas faciais, insuflável, jogos tradicionais, e espetáculos para os mais novos que culminam com diversos concertos na Praça Francisco Barbosa, sempre com início marcado às 18h.

Destacamos o concerto do Coletivo de Gospel do Porto “Wallow Choir”, no dia 8, que pretende celebrar o espírito de paz e de união ao som dos clássicos natalícios e de gospel. E ainda o leque de espetáculos “Natal no Mundo” que propõem uma viagem pela música tradicional e canções de Natal de outras latitudes. O primeiro está agendado para dia 14, e está a cargo do G Combo, um coletivo de músicos internacionais inspirados em diferentes culturas: de Cuba à Colômbia, da Jamaica a Espanha. “Malotira”, no dia 21, trazem as músicas mediterrâneas e balcânicas. E a fechar estes concertos, Pedro Mestre Trio evoca as mais ancestrais tradições alentejanas de Natal, onde o cante, as vozes e a viola campaniça ganham destaque. Para assistir no dia 22.

Ao promover este “mundo de sonhos que não tem fim”, a Câmara Municipal de Estarreja valoriza o seu território e o comércio local, também em parceria com a SEMA – Associação Empresarial, dinamizando o centro da cidade e proporcionando diversas iniciativas pensadas para toda a família.

Nesta programação, também os agentes locais assumem um papel fundamental. E ao longo do mês, as crianças podem entregar a carta com os seus pedidos no marco de correio disponível na Casinha do Pai Natal ou viver momentos mágicos nos divertimentos infantis. E os mais curiosos podem espreitar as montras das lojas decoradas com motivos natalícios.

Natal também é solidariedade

Nesta época do ano, também é tempo de dar colo, de entreajuda e de solidariedade. De 27 de novembro a 13 de dezembro, faça parte da campanha “Apadrinhe um Sonho de Natal”, desenvolvida pelo Rotary Clube de Estarreja em parceria com a Câmara Municipal e a Rede Social de Estarreja, que convida os estarrejenses a concretizar os desejos das crianças mais necessitadas do concelho. Ou seja, pode oferecer o presente que cada uma deseja para o Natal. Na Biblioteca Municipal de Estarreja há uma Árvore de Natal que será enfeitada com os pedidos especiais das crianças. Basta escolher uma carta que contém o pedido, comprar a prenda desejada, entregá-la na Biblioteca, e assim tornar uma criança feliz.

O espírito mágico prolonga-se até ao Dia de Reis com muitas tradições

Já em 2025, no dia 4 de janeiro, sábado, às 21h30, a Banda Bingre Canelense brinda-nos com o tradicional concerto de Ano Novo "Volta ao Mundo em 80 Minutos". Dirigido pelo maestro Paulo Almeida, a BBC convida o público a embarcar numa viagem musical inspirada na obra de Júlio Verne, "A Volta ao Mundo em 80 Dias".

O cantar das Janeiras é outra tradição que se renova em cada início de ano no Cine-Teatro de Estarreja e, em 2025, continuaremos a saborear a união das Trupes de Reis. O músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira Cristo conduzirá a residência artística com o movimento associativo e a comunidade estarrejense, que culminará num espetáculo conjunto de todas as trupes de reis do concelho, no dia 5 de janeiro, domingo, às 16h00, no palco da sala de espetáculos da cidade.


*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário