quinta-feira, 25 de junho de 2026

Oliveira de Frades aderiu à Rede de Cidades e Vilas que caminham


No dia 22 de junho o Município formalizou a assinatura do Protocolo de Adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham, numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Valério, do Vice-Presidente José Luís Lima, das Vereadoras Elisa Ferraz de Oliveira e Mafalda Moitas, do Presidente da Assembleia Municipal, José Bastos, da Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), Paula Teles, do Coordenador do projeto Rede de Cidades e Vilas que Caminham, Pedro Ribeiro da Silva, bem como de Presidentes de Juntas de Freguesia, colaboradores do Município e demais entidades. 
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, João Valério, sublinhou que esta adesão reflete uma escolha por um modelo de desenvolvimento mais humano, sustentável e centrado nas pessoas, reforçando a valorização do espaço público e a aposta na melhoria efetiva da qualidade de vida dos munícipes. 
Esta iniciativa visa devolver o espaço público às pessoas, promovendo a mobilidade pedonal, a sustentabilidade e a descarbonização dos territórios. A Rede de Cidades e Vilas que Caminham reúne, atualmente, cerca de 50 municípios portugueses e mais de 80 municípios espanhóis, constituindo uma plataforma de partilha de conhecimento, boas práticas e soluções inovadoras para cidades e vilas mais acessíveis, seguras e amigas das pessoas. 
Mais caminhabilidade significa mais saúde, mais segurança, mais proximidade, mais acessibilidade para todos e um contributo efetivo para a sustentabilidade ambiental e a mitigação das alterações climáticas.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário